O Imam (Instituto de Meio Ambiente de Dourados) realizou, nesta quinta-feira (8), uma série de atividades de educação ambiental no Conjunto Habitacional Harrisson Figueiredo, em parceria com Agehab (Agência de Habitação de Dourados), organizadora do evento. Ainda, as atividades contaram com a participação de professoras e estudantes do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
As atividades tiveram como objetivo sensibilizar e incentivar os moradores da região a adotarem práticas sustentáveis com os resíduos gerados em suas residências. Teve ainda a doação de 100 mudas de árvores nativas.
Os técnicos do Instituto distribuíram informativos e promoveram oficinas sobre reutilização de materiais na confecção de brinquedos, sobre segregação de resíduos domiciliares na fonte geradora, coleta seletiva e alternativas para a redução do volume de resíduos orgânicos destinados ao aterro sanitário, com uma oficina de vermicompostagem, onde foi construída, conjuntamente com os participantes, uma composteira doméstica com minhocas, utilizando diferentes tipos de materiais reutilizados.
Paralelamente foi oferecido um espaço infantil, com atividade de pintura para as crianças do bairro, que puderam colorir figuras da fauna encontrada no município. Os desenhos foram para uma exposição em um varal de artes, instalado no local.
Os estudantes da UEMS fizeram a apresentação de uma palestra sobre compostagem e expuseram maquetes que representam estruturas de tratamento de resíduos, reaproveitamento e de água e tratamento de efluentes.
As atividades foram realizadas nos períodos da manhã e tarde e, ao final do dia, foi feito o sorteio da composteira doméstica com minhocas construída durante a oficina.