Os investimentos realizados pelo prefeito Murilo na área da Educação e a estratégia administrativa adotada resultam comprovadamente em melhor qualidade e no ensino das escolas. Um exemplo disso é o quanto a Reme (Rede Municipal de Ensino) tem elevado sua nota no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do MEC (Ministério da Educação) a cada ano.
Quando Murilo assumiu a prefeitura em 2011 o Ideb do 4º e 5º ano no município era de 4.6, em 2013 já havia subido para 4.9 (dado mais recente disponível pelo MEC). A expectativa da prefeitura é de que estes números fiquem ainda maiores no levantamento deste ano, com os investimentos realizados na área da Educação.
Segundo Deumeires de Morais, diretora da Escola Municipal Clarice Bastos Rosa, as escolas tem se empenhado para obter melhores resultados nos exames usados para medir o Ideb, o que consequentemente reflete em qualidade no aprendizado dos alunos. “Existe todo um acompanhamento da Secretaria de Educação e é bem visível o quanto as escolas cresceram nos últimos anos”, explica. A escola Clarice possui o Ideb acima da média do município, chegando a uma nota de 5.0.
Ela lembra também que apesar da administração ser parceira das escolas, também dá muita autonomia para que a própria comunidade escolar trabalhe na gestão das unidades conforme suas próprias demandas. A opinião é compartilhada pela diretora da escola Joaquim Murtinho, Jailza ramos.
“As próprias escolas hoje recebem os currículos e fazem a seleção dos professores. Com isso, no primeiro dia do ano escolar (antes de começar as aulas) os profissionais já estão escolhidos e começam a planejar junto com a gente o calendário do ano. Isso é muito importante para o desenvolvimento das atividades na escola”, lembra Jailza.
O Joaquim Murtinho está no hall das escolas douradenses que estão à frente de seu tempo em qualidade. A nota do Ideb da escola é de 6.6 atingidos em 2013. Para se ter uma ideia, as metas estabelecidas para as escolas são diferenciadas levando em consideração a própria instituição e a rede em que está inserida. Mas, há um objetivo único do Ministério da Educação de alcançar a média de 6 pontos até 2022 (correspondente ao sistema educacional de países desenvolvidos), marca superada pela escola já há dois anos.
Outra instituição de Dourados também já superou esta marca, a Escola Municipal Maria da Rosa Antunes da Silveira Câmara, que atingiu 6.2 no Ideb. Mais escolas estão quase atingindo esta marca, como é o caso da Loide Bomfim de Andrade e da Neil Fioravante (Caic) que chegaram a atingir 5.7.
O Ideb foi criado em 2007 pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Segundo o MEC, o índice foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
Ainda conforme o ministério, o Ideb é calculado a partir da taxa de rendimento escolar (aprovação) obtido através do Censo Escolar realizado anualmente e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. As avaliações são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. Os dados do Ideb 2013 estão disponíveis desde setembro do ano passado e pode ser acessado através do site do MEC.