A Prefeitura de Dourados divulgou o balanço das fiscalizações de aglomerações e cumprimento dos decretos para contenção da Covid-19, em 2020. Realizadas pela Guarda Municipal e pelas equipes de Fiscais de Postura e Vigilância Sanitária, as ações visam combater e prevenir a propagação da pandemia. Durante todo ano passado a equipe recebeu 15.541 denúncias através dos telefones 199 e 153.
Segundo o relatório, especificamente sobre as questões da pandemia da COVID-19, foram 5.085 atendimentos, com 2.743 orientações à população. “As pessoas ligam para sanarem as dúvidas, principalmente sobre as questões de funcionamento dos comércios, comércios irregulares, aglomerações de pessoas, informações de postos de saúde, etc”, informa o relatório.
Quanto às denúncias de aglomeração em residências, o órgão realizou 924 atendimentos. 825 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados e 117 pessoas foram presas cometendo crimes após o toque de recolher, sendo 67 qualificadas especificamente por descumprir medidas sanitárias de contenção da pandemia, seja por não respeitar o toque de recolher ou por perturbação do sossego alheio. “Mesmo a Guarda priorizando a orientação e a solução pacífica, mais de 60 pessoas foram presas”, informou o diretor de operações da GM, Sérgio Mondadori.
Segundo a comandante, Grazielle Cespedes de Souza Nascimento, em 2021 as ações foram intensificadas após o prefeito, Alan Guedes, assinar o decreto que estabelece novas regras de controle do município. Nesses primeiros 34 dias, a GM já realizou 200 procedimentos de fiscalização da Covid-19.
Para o diretor de operações, os dados demonstram o comprometimento da GMD com a sociedade douradense, que não mede esforços e tem empenhado todo seu o efetivo ativo para atender as demandas da população e atuar no combate a pandemia. “A equipe está na linha de frente e não deixa de realizar seu trabalho, seja nas ações do coronavírus, ou em todas as outras demandas. Já foram infectados 32 Guardas Municipais que passaram por todos cuidados médicos”, informou.