Imagens extraídas da ‘Revista Isto É’ mostrando reportagem sobre Dourados como uma das melhores cidades do Brasil – Reprodução
Reportagem publicada na edição especial da Revista IstoÉ – As melhores Cidades do Brasil mostra como Dourados, através da gestão fiscal eficiente, conseguiu fazer “mais com menos”. A reportagem, que pode ser lida também no site http://melhorescidadesdobrasil.com.br, assinada pelos jornalistas Carlos Dias e Gilmara Santos, mostra que a meta do prefeito Murilo “é fazer uma gestão eficiente e melhor com menos custos”.
A Revista IstoÉ conta como Murilo fez o caminho inverso na política. “Fui vice-governador, deputado federal, estadual e só depois virei prefeito. Essa experiência reversa me deu uma visão melhor para administrar, organizar a cidade, que peguei em um momento crítico”, afirma.
Dourados foi eleita pelo anuário “As Melhores Cidades do Brasil” como a de melhor performance no país no grupo Indicadores Fiscais, entre os municípios de médio porte. O estudo foi feito pela a Austin Rating, uma das melhorias consultorias em estudos econômicos do Brasil. O prefeito Murilo recebeu o prêmio no dia 17 de setembro em São Paulo. O anuário com o ranking das melhores cidades do Brasil está nas bancas.
Dourados ficou em 1º lugar no Brasil em indicadores fiscais entre os municípios de médio porte e em 2º no ranking geral desse segmento, atrás apenas de Macaé (RJ).
No ranking geral envolvendo todos os segmentos (indicadores fiscal, social, econômico e digital) e todos os portes de cidade (pequena, média e grande), Dourados é a 67ª melhor cidade do Brasil. Quando se analisa apenas cidades de médio porte apenas, Dourados fica em 10º lugar no Brasil.
Entre as cidades de médio porte, Dourados é a 2ª melhor em indicadores econômicos, a 3ª em padrão de vida, a 5ª em mercado de trabalho, a 7ª em capacidade de arrecadação, a 9ª em aplicação na saúde e educação, a 17ª em sustentabilidade financeira, a 24ª em qualidade de vida e a 26ª em execução do orçamento. No ranking geral Dourados é a 42ª do Brasil em padrão de vida e a 53º em indicadores econômicos.
Gestão eficiente
Imagens extraídas da ‘Revista Isto É’ mostrando reportagem sobre Dourados como uma das melhores cidades do Brasil
A reportagem conta a história de Murilo como prefeito, desde 2011, quando foi eleito para um mandato-tampão de dois anos e o que ele fez para recolocar o município no rumo do desenvolvimento. “Fui atrás de organizar a cidade, criar leis para a instalação de empresas”, disse à Revista IstoÉ. Na entrevista, o prefeito conta como acabou com o orçamento fictício, buscando o equilíbrio entre o previsto e o arrecadado e mostra os números do crescimento na aplicação de 69% em 2011 para 89% em 2014 e a meta de 95% para 2015.
De acordo com a matéria, “para aumentar a arrecadação municipal e executar as obras e serviços de que a cidade precisa, Dourados adotou uma série de medidas como atualização da planta genérica de valores; aquisição de imagem de satélite atualizada da zona urbana do município; cadastramento de novas áreas; atualização das informações cadastrais referente às áreas construídas dos imóveis; campanha de cobrança semestral dos débitos inscritos em divida ativa; campanha de cobrança semestral das parcelas em atraso do exercício vigente; disponibilização na internet para emissão dos boletos para recolhimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); campanha de sorteio de prêmios; Programa Bom Pagador, que dá desconto aos contribuintes que, ao longo do tempo, quitam o imposto em dia”.
Continuando, a reportagem mostra que “a prefeitura criou meios de incentivar os negócios para gerar mais arrecadação, como o Programa Alvará em 5 Dias, que visa facilitar a vida do empresário que vai abrir um negócio na cidade”, e cita o Projeto Polo de Serviços do Setor Sucroenergético de Dourados e Região, com o objetivo de atrair empresas, aumentando a geração de empregos e o faturamento, melhorando, consequentemente, a arrecadação.
A reportagem também fala dos eventos que o prefeito criou para movimentar e dar destaque à cidade, além de gerar emprego e renda, como os festivais gastronômicos, as feiras do Empreendedor e Agrometal e as festas, com a junina e natalina. “Para garantir a atração de empresas, a prefeitura investe na melhorai da infraestrutura da cidade”, finaliza a reportagem sobre Dourados.