A Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados) realiza treinamento e capacitação dos servidores contratados para trabalhar na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h e Hospital da Vida. A preparação é para familiarizar os trabalhadores com a estrutura e fornecer conhecimentos que possam colaborar para a maior qualidade dos serviços prestados na unidade.
Além de treinamento voltado à parte técnica, há capacitação dentro da Política Nacional de Humanização que trata sobre como acolher o paciente da melhor maneira e lidar com a parte emocional dele e dos acompanhantes.
Já foram realizados dois processos seletivos para contratação de servidores pela Funsaud, a maioria já assinou contrato e passam pela capacitação. Como eles ficam a serviço da fundação e não diretamente das unidades, ainda não foi definido quais profissionais vão ficar na UPA 24h e quais serão destinados ao Hospital da Vida.
“Todos os servidores vão passar pelo mesmo treinamento e vão se familiarizar tanto com o Hospital da Vida quanto com a UPA”, esclareceu o secretário de Saúde, Sebastião Nogueira. A intenção é que após a familiarização e adaptação às duas estruturas, sejam designados os profissionais conforme a qualidade técnica e também afinidade com o serviço prestado em cada local.
A adaptação é ainda para que haja o menor impacto possível no atendimento à população neste período transitório. “Com os profissionais familiarizados, conhecendo bem a estrutura e capacitados, ficam mais seguros e preparados para assumir conosco essa responsabilidade”, destacou Nogueira.
A UPA 24h está em fase de montagem de equipamentos e preparação da estrutura para a ativação da unidade que será em breve. Já no Hospital da Vida, além dos funcionários que fazem a familiarização com a unidade, atua também uma Comissão de Transição da administração, instalada no dia seis de agosto.
A Comissão de Transição é composta por técnicos da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Dourados e da Funsaud, que trabalham junto com representantes do Hospital Evangélico – empresa que atualmente administra a unidade – para levantamento patrimonial e financeiro. A prefeitura, através da fundação, assume a administração da unidade no dia 1º de setembro.
Além do cuidado com a gestão do Hospital da Vida, a prefeitura ainda realiza atualmente uma obra de reforma e ampliação do prédio no valor de R$ 190,2 mil em recursos próprios. “É uma reforma pequena, apenas para adequar as instalações, mas, a estrutura já vai ficar melhor”, afirmou Nogueira.
O Hospital da Vida é a unidade referência em urgência e Emergência para Dourados e 33 municípios da região. Somada, a população destas cidades chega a 800 mil pessoas. Somente em internações, são realizadas em 400 e 500 por mês na unidade. Com a mudança de administração, o objetivo é melhorar a qualidade do serviço prestado.
“Estamos fazendo toda essa preparação para ativar a UPA e assumindo o Hospital da Vida com muita responsabilidade e cuidado. A nossa intenção é melhorar o atendimento”, disse Nogueira.
Quando a UPA 24h e Hospital da Vida estiverem trabalhando em conjunto sob a administração da prefeitura, todo o serviço será reestruturado. A UPA 24h passará a ser o serviço chamado de ‘porta aberta’, ou seja, a unidade que o paciente vai procurar diretamente para atendimento de urgência e emergência. Já o Hospital passará a ser uma unidade referenciada, ou seja, os pacientes serão enviados para lá somente através de encaminhamento.