Uma das festas mais tradicionais do município tem inicio nesta quinta-feira, às 18h, que é a 38ª Festa Junina de Dourados. A organização está esperando um público de pelo menos 10 mil pessoas por dia nos quatro dias de festa, segundo o secretário de Cultura, Carlos Fábio Selhorst dos Santos.
A festa, que este ano volta a ser realizado na Praça Antônio João para resgatar a tradição das primeiras festas juninas realizadas em Dourados, traz o slogan “Dourados 80 anos – desenvolvimento, tradição e cultura”. “É uma festa tradicional que atrai famílias de Dourados e da região conforme prevê o prefeito Murilo, que vem realizando a festa com sucesso nos últimos anos”, disse o secretário.
O evento vai contar com shows nacionais e regionais; praça de alimentação, onde foi montada estrutura para 41 barracas entre as ruas Joaquim Teixeira Alves e Presidente Vargas. Terá mesas e cadeiras. Banheiros químicos também foram disponibilizados no local.
O concurso de quadrilha vai contar com 29 grupos formado por escolas, Ceims (Centro de Educação Infantil Municipal) e da terceira idade.
Também vai contar com a Casa da Roça decorada com temas juninos para visitação e fogueira estilizada. E como não poderia faltar, também terá o parquinho com diversos brinquedos.
O secretário de Cultura Carlos Fábio disse que o objetivo de realizar a festa na Praça Antônio João, além de resgatar a tradição é proporcionar momentos de lazer para a população. Ele lembra que a praça foi reformada para ser utilizada para shows e grandes públicos. “Ao contrário do que pensam muitas pessoas, que vai danificar, não existe o que estragar, a praça foi planejada e executada para receber grandes públicos para shows, grandes eventos”, comentou.
Por ser na área central da cidade, a organização acredita que terá maior público, pois existe mais facilidade de transporte e estacionamentos nas ruas próximas. “O objetivo do prefeito Murilo é proporcionar uma festa bonita e alegre, de atrair as pessoas para a praça, pois ela é da população, das famílias douradenses”, reiterou o secretário.
SEGURANÇA
O Secretario de Cultura lembra que a segurança será bastante reforçada durante a festa. Além da Guarda Municipal que estará em plantão permanente fazendo a segurança, três câmeras de alta resolução, fazem o monitoramento 24 horas por dia. “Caso ocorram atos de vandalismo, violência, brigas serão registrados pelas câmeras a fim de que a segurança entre em ação imediatamente”, explicou Carlos Fábio.
Além da Guarda Municipal, a Polícia Militar vai estar a postos dentro e nos arredores da festa, além de 35 seguranças particulares contratados pela prefeitura que farão a vigilância constante no local.
PROGRAMAÇÃO
A programação tem inicio às 18h desta quinta-feira, segundo o secretário de Cultura, Carlos Fábio Selhorst dos Santos.
No primeiro dia de festa, vão se apresentar para dança de quadrilha, os nove Ceims (Centro de Educação Infantil Municipal) que fizeram inscrições este ano pela Secretaria de Educação. Também terá show com cantores regionais.
Na sexta-feira, dia 19, as apresentações de quadrilha ficarão por conta de um grupo da terceira idade e mais oito escolas municipais e uma do Estado. Também terá apresentação de Marlon Maciel e Grupo.
No sábado, dia 20, sobe ao palco Léo Goiano & Girsel da Viola. Já as quadrilhas ficarão a cargo de nove escolas do município, uma estadual e uma particular.
No domingo, dia 21, último dia de festa, terá Show de Forró e Tche Querência e outros artistas locais. Também haverá a premiação do grupo de quadrilha vencedor.