Os preparativos para a campanha “Dourados Rosa” já começaram. Na manhã desta sexta-feira (18), representantes de órgãos da prefeitura, instituições de ensino e entidades parceiras estiveram na sala de reuniões do gabinete do prefeito Murilo para discutir as ações que serão realizadas no mês de outubro, lembrando no mundo todo como de conscientização para o combate ao câncer de mama.
Todas as unidades básicas de saúde estarão envolvidas, intensificando a orientação sobre a importância do diagnóstico precoce e prevenção contra a doença, coleta de preventivo, exame clínico das mamas, palestra, entre outros. Cada unidade vai desenvolver ações específicas voltadas ao público de sua área de atuação.
Na Clínica da Mulher, além dos serviços oferecidos, já estão previstas palestras e ações também sobre outros temas para aproveitar a data e alertar sobre as mais diversas doenças às mulheres. Estão na lista conscientizações sobre DST/Aids, uso de preservativo, parto humanizado, planejamento familiar, entre outros. As mulheres atendidas no local ainda vão participar de uma ação que pretende elevar a autoestima com atividades voltadas à beleza, desenvolvida por acadêmicos de estética.
Os Cras (Centros de Referência em Assistência Social) também estão envolvidos com diversas ações voltadas à mulher. Também haverá atividades esportivas que lembram a importância da prevenção.
A programação será extensa e está em fase final de definição. A intenção é envolver a cidade no alerta para o combate ao câncer de mama. Este é o terceiro ano que a prefeitura organiza a campanha Dourados Rosa, aguardada pela comunidade e que sempre leva ações de prevenção, conscientização e serviços atingindo milhares de mulheres.
Entre as entidades envolvidas na campanha deste ano, estão a Rede Feminina de Combate ao Câncer, Hospital do Câncer, Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), Unigran e Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).