“A partir do ano que vem vamos entrar para a reta final da nossa administração e quero a Guarda Municipal cada vez mais integrada em todos os setores da prefeitura, pois seu papel é relevante para a cidade”, destacou o prefeito Murilo na quarta-feira (17) ao discursar durante a confraternização de fim do ano e fechamento de balanço da corporação.
O prefeito fez um breve balanço dos avanços nestes últimos quatro anos de administração, lembrando que quando assumiu a prefeitura teve que rever todos os projetos. Muitos estavam parados e tiveram que ser refeitos para o município não perder os recursos. Um dos maiores problemas foram empresas licitadas que abandonaram as obras, dando um imenso trabalho para administração.
São dezenas de obras contratadas, foi aumentado o perímetro urbano abrindo espaço para mais indústrias e está sendo realizado Natal com o apoio dos empresários. O prefeito elogiou a primeira-dama, Cecília Zauthi, em fazer o Natal em Dourados, já que é um trabalho de demanda paciência e dedicação, pois leva seis meses para organizar tudo entre a programação, decoração, a busca pelos recursos com patrocínio dos empresários. Este ano está sendo um gasto de R$ 400 mil. Só a pista de patinação no gelo consome R$ 100 mil. “Queremos um Natal para todos os douradenses, para todas as famílias”, ressaltou o prefeito.
Murilo ressaltou que quer deixar a sua administração com todas as obras prontas e entregues já que não quer deixar ‘rastros’ para o seu sucessor. “Estamos trabalhando para o crescimento de Dourados e a prova disso é que Dourados, entre 2011 e 2012, foi a cidade que teve o maior no crescimento do PIB no Estado, ficando em 13,87%”, disse.
Murilo finalizou o discurso parabenizando os guardas municipais pelo projeto aprovado pela Câmara de Vereadores nesta terça-feira em que prevê aposentadoria especial, que é uma tendência nacional.
Também esteve presente na solenidade da GM, o vereador Idenor Machado.
Balanço – O comandante da Guarda Municipal, João Vicente Chencareck fez um balanço do ano, que foi apresentado à corporação na manhã desta quarta-feira.
Durante todo o ano, o Pelotão de Ronda Operacional realizou 2.623 boletins de atendimentos e atendeu 226 ocorrências. Fez também 102 palestras para alunos com os temas: trânsito, violência escolar, bulling, uso indevido de drogas, danos ao patrimônio público e preservação do meio ambiente.
Já a Ronda Escolar realizou este ano 13.121 visitas nas escolas municipal, estadual e particulares. Fez 459 boletins de atendimentos e lavrou 55 boletins de ocorrências referente crime e atos infracionais.
Durante 2014 os guardas municipais participaram de diversos cursos de capacitação, como o curso de atualização dos agentes de trânsito que teve a participação de cem agentes; o curso de libras, que teve 25 integrantes, além da elaboração e instrução dos cursos de qualificação dos agentes patrimoniais do Estado de Mato Grosso do Sul, com a participação de 40 agentes.