O prefeito Murilo se reuniu com servidores municipais na manhã de sexta-feira, dia 5, para prestação de contas sobre as mais diversas ações realizadas pela administração municipal, e o importante papel desempenhado pelos profissionais no desenvolvimento da cidade. O encontro foi no plenário José Cerveira do CAM (Centro Administrativo Municipal).
Murilo ressaltou que promover o desenvolvimento do município e dos projetos que melhoram a qualidade de vida da população, também é um compromisso assumido pelos servidores com o povo de Dourados. “Aqui está a força da prefeitura”, destacou o prefeito aos presentes no encontro.
“Quando tivemos a nossa eleição e na reeleição, nós assumimos essa responsabilidade com a população. Eu digo ‘nós’ porque vocês [servidores] também assumiram este compromisso com os avanços da nossa cidade e eles estão acontecendo”, complementou Murilo.
Ele ressaltou ainda que Dourados está cada dia melhor, que o município conhece as necessidades e demandas da população e está enfrentando e trabalhando cada uma delas. Um balanço sobre alguns dos projetos foram apresentados.
O prefeito lembrou o grande enfrentamento que é feito atualmente na área da saúde, com o município assumindo a gestão do Hospital da Vida através da criação da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados). “Queria que todos tivessem a oportunidade de ver o estado em que o município recebeu o hospital”, ressaltou, se referindo à precariedade na qual estava a unidade.
Lembrou que o prédio em que está o HV é do Estado e que o município assumiu seu compromisso de fazer a gestão da unidade que é de responsabilidade dos três entes que compõe o SUS (Sistema Único de Saúde): município, Estado e União, que realizam o custeio dos serviços. A ativação em breve da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h que vai mudar toda a estrutura do atendimento de emergência em Dourados também foi alvo de destaque.
Na área da educação, Murilo destacou o amplo investimento para suprir as vagas na educação infantil com a abertura de, ao menos, 2 mil vagas com a edificação de nove Ceims (Centros de Educação Infantil Municipal). “Nós vamos zerar o déficit de vagas em Ceims”, ressaltou. “Nós assumimos esse compromisso e não está mais em fase de promessa, nós estamos construindo estes Ceims e vamos começar a entregar estas vagas na educação infantil”, afirmou.
Ele também ressaltou a construção de casas populares e a expectativa de até o final de sua administração, zerar o déficit populacional da cidade. Além das obras que asfalto que rumam para chegar a 100% das ruas da cidade. “Quantos políticos nós vimos sonhar e prometer. Nós corremos atrás e nós trouxemos a realidade para essas famílias, o fim do barro na porta de casa”, destacou.
Murilo ainda lembra que obras de saneamento são realizadas nos bairros que recebem asfalto e nos novos loteamentos, sendo que Dourados deve atingir ainda em breve 100% de água tratada nos bairros. Lembrou ainda que o município é o que possui maior volume de contratos com a Caixa Econômica no Estado porque soube se planear e se organizar para isso. Apresentou ainda que estão contratados e em execução, R$ 300 milhões em investimentos numa parceria com o governo federal.
O prefeito ainda ressaltou o sentimento que tomou a cidade nesta Semana da Pátria, lembrando que o conceito de pátria e independência é sempre tratado como algo distante. Murilo ainda lembrou que Dourados é a pátria na qual todos estão trabalhando e, uma cidade que tem projetos em execução. “A nossa pátria é aqui, é a cidade que zelamos, na qual trabalhamos, vivemos e temos a nossa família”, ressaltou.
Os trabalhadores ainda foram convidados para eventos que o município organiza, como a Agrometal, e receberam orientações sobre como utilizar o novo site da Prefeitura de Dourados (www.dourados.ms.gov.br) que foi totalmente reformulado. Secretários municipais também participaram das atividades.