Secretário de Agricultura Landmark Rios destaca a importância das parcerias em prol dos produtores familiares – A. Frota
A parceria para beneficiar o produtor rural e aumentar a produção da agricultura familiar em Dourados foi o ponto alto dos discursos na abertura do “Encontro Técnico do Leite de Dourados”, nesta quinta-feira. “Com a parceria com a Agraer, Senar e Governo Federal conseguimos atender mais de 150 produtores em Dourados”, afirmou Landmark Ferreira Rios, secretário de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Semafes).
No caso do programa de apoio aos produtores de leite, o secretário lembrou que os resultados são bastante positivos em dois anos e meio de trabalho. “Na parceria com os produtores e a Agraer foram entregues 2.500 toneladas de calcário para a correção do solo. Também fornecemos sêmen e estamos adquirindo mais 500 doses de sêmen para melhor geneticamente o rebanho nas pequenas propriedades”, disse o secretário, falando em nome do prefeito Murilo.
Já o diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini, destacou a parceria com Dourados dizendo que “aqui a coisa anda”. O desafio, segundo ele, é aumentar a produção da agricultura familiar no Estado para reduzir a dependência de outras regiões.
Neste sentido ele destacou a parceria com a Prefeitura para construir a Ceasa (Central de Abastecimento) da cidade. “Na primeira reunião que tivemos com o Murilo, quando fomos pedir o terreno, ele apertou a minha mão e me disse: pode contar com isso, a área já está doada”, lembrou. Pouco tempo depois o Estado já estava com a escritura da área de quase 5 hectares à margem da BR-163.
De acordo com Enelvo, na Ceasa de Campo Grande, 84% dos produtos que entram lá vem de fora do Estado, tanto que o galpão da agricultura familiar fica no fim do terreno. “Aqui em Dourados vai ser diferente, vai ficar na frente pra mostrar que queremos inverter a lógica, aumentando a produção no Estado”, disse.
Secretário de Agricultura Landmark Rios destaca a importância das parcerias em prol dos produtores familiares – A. Frota
O diretor ressaltou ainda o bom momento da agricultura familiar. “Um hectare de abacaxi não dá menos que 35 mil de renda; de melancia a mesma coisa. Temos terra, temos produtor, temos técnicos e com o incentivo vamos produzir o nosso alimento para não trazermos melancia de Santa Catarina e Abacaxi de Minas”, afirma.
O encontro, que também aconteceu na parte da tarde, teve duas palestras técnicas, com os temas “Melhoramento Genético do Rebanho Bovino Leiteiro” e “Alimentação de Bovino leiteiro”. O evento é resultado de uma parceria entre Governo do Estado (Agraer e Sepaf), Prefeitura de Dourados (Semafes) e Senar.
O produtor rural da região do Guaçuzinho, Cleiton Teixeira de Souza, contou que o resultado na pastagem devido à correção do solo com o calcário que recebeu na parceria com a Prefeitura está despertando o interesse dos vizinhos de propriedade. “Esse trabalho de apoio é muito importante e está abrindo a mente dos produtores”, ressaltou.