A luta em favor do direito da mulher, a oferta de serviços especializados e a garantia de uma vida digna e de qualidade é um compromisso da administração do prefeito Murilo num trabalho diário de proteção e acolhimento desenvolvidos nas mais diversas áreas. Na Prefeitura de Dourados todo dia é Dia da Mulher.
“No ‘8 de março’ todo o trabalho que nós fazemos ganha visibilidade por conta dessa data história, mas a gente trabalha o ano todo, todos os dias é uma luta cotidiana em busca da proteção e da garantia de direitos para as mulheres”, relata Elisa de Oliveira Kuhn, assessora técnica da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres.
Na área da Assistência Social, o serviço é amplo. O ‘Viva Mulher’ dá todo um apoio assistencial, jurídico, psicológico, entre outros, às vítimas de violência. O município ainda mantém uma Casa de Apoio a essas vítimas, espaço sigiloso em que acolhe as mulheres que precisam ficar distantes dos agressores por conta de ameaças ou outros motivos.
“O serviço é oferecido e está consolidado, temos várias ações que garantem essa proteção, a estrutura está preparada para receber essa mulher”, relata Elisa. No entanto, ela lembra que apenas receber e amparar a mulher que já foi vítima não basta, por isso muitos outros projetos estão em andamento tanto para a reinserção social dela quanto na prevenção para que novos casos não aconteçam.
Entre outros, há programas de qualificação profissional que contribuem para a independência financeira, grupos nos Cras (Centros de Referência em Assistência Social) com rodas de conversa para o fortalecimento da autoestima, por exemplo. Há ainda projetos em escolas por uma educação não seja sexista.
“A nossa sociedade ainda tem a cultura de que o homem é criado para ser o dono da mulher, do corpo da mulher, através de valores machistas e maternais que já são passados. Então temos este trabalho na área para chamar a atenção para uma educação não sexista, que não repassa a divisão de tarefas ou de espaço por sexo”, exemplifica Elisa.
Há também, um trabalho específico na área de habitação. Mulheres chefes de família tem prioridade na destinação de casas populares. A concessão de Bolsa Família também prioriza para que elas fiquem responsáveis pela titularidade do beneficio.
A mulher ainda tem se mostrado parceira da administração pública e mais participativa. “Não importa se o tema da ação é direcionado ou não à mulher, sempre que tem alguma atividade nas unidades e nas campanhas que realizamos, o maior público é sempre feminino. Elas são muito presentes em nossa rotina”, lembra a assessora técnica da Saúde da Mulher e da Criança da Secretaria de Saúde, Márcia Cristina Pereira da Silva.
O bom atendimento faz com que a mulher se sinta acolhida pelos serviços oferecidos pelo município. “O tempo de espera para os serviços específicos para as mulheres tem um tempo de espera bastante curto. Mesmo os mais complexos são realizados rápido. Às vezes é feito no mesmo dia ou agendado para a mesma semana. Temos muitos serviços a disposição e um atenção especial”, lembra Marcia.
Nas unidades básicas de saúde são realizados serviços de planejamento familiar com oferta de anticoncepcional em comprimido ou injetável, preventivo contra o câncer de colo do útero (Papanicolau), exame clínico das mamas, pré-natal para gestantes, entre outros.
O município ainda conta com a moderna Clínica da Mulher, inaugurada no ano passado pelo prefeito Murilo. Espaço amplo, com equipe qualificada e equipamentos de alta tecnologia, o espaço tornou ainda mais adequado, confortável e ampliou os serviços que antes eram oferecidos pelo CAM (Centro de Atendimento à Mulher).
Na Clinica também pode ser feito o exame preventivo contra o câncer de colo do útero através da livre demanda, ou seja, a mulher pode procurar diretamente a unidade para o procedimento. Outros serviços oferecidos no local são especializados e requerem encaminhamento realizado através das unidades básicas de saúde.
A Clínica oferece atendimento para o pré-natal de alto risco, realiza mamografias, ultrassons e acompanha quando há alterações no exame preventivo. Além disso há planejamento familiar quando há intensão de colocar Diu ou fazer procedimentos de reversão mais difícil como laqueadura ou vasectomia. Nestes casos, o homem também participa do trabalho de planejamento.
“Hoje nós temos trabalho bem amplo não só do atendimento à mulher quando ela precisa, mas também de prevenção contra doenças”, relata Marcia. A mulher ainda é um instrumento importante dentro dos lares para estimular a família a cuidar da própria saúde.
Serviço também específico na área da prevenção está a vacina quadrivalente contra o papilovírus humano (HPV) disponível em todas as unidades de saúde. Ela deve ser tomada por meninas entre 9 e 13 anos de idade, como estratégia de prevenção contra o câncer de colo do útero.
No combate ao câncer, além do trabalho diário, o município ainda realiza todos os anos a campanha Dourados Rosa, que faz mutirões de exames e alerta as mulheres sobre a importância da prevenção contra as doenças. A participação é sempre grande e mostra o quanto a mulher se sente acolhida pelos serviços oferecidos pela prefeitura.