“Tem dias que eu chego aqui um pouco triste e saio toda feliz”, conta a dona de casa Maria Clarinda de Moura Soares, 61, que frequenta rotineiramente o Cras (Centro de Referência em Assistência Social) Água Boa. Ao todo, são oito centros como este em Dourados, com uma participação maciça do público feminino. Entendendo que todo dia é Dia da Mulher, na área da assistência social o prefeito Murilo investe na boa qualidade dos serviços ofertados nos Cras.
Maria é um exemplo de mulher que vê no Cras uma referência para uma vida melhor. Ela participa de diversas atividades, principalmente as voltadas aos idosos, através dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. Nestes, grupos conversam sobre assuntos de interesse comum, contam histórias e trocam experiências.
A dona de casa ainda é membro do conselho da comunidade e contribui para atrair mais pessoas a participar das ações do Cras. “Sempre que uma pessoa está precisando, a gente traz para cá e equipe sempre ajuda. É muito bom esse serviço, faz diferença na vida da gente”, conta.
Marinalva Amelia Dias Macario, 46, também é dona de casa. Como toda mulher, é sempre preocupada com o bem estar da família e vê no Cras uma referência para a busca de serviços. “A gente participa bastante, sempre que precisei de alguma coisa de benefício ou documento, quando procurei fui muito bem atendida”, conta ela, dizendo que a família também é bem recebida no local.
Os serviços oferecidos pela prefeita nos Cras são sempre direcionados a comunidade em que o centro está inserido, regiões da cidade onde há grande volume de famílias em situação de vulnerabilidade social. São grupos, projetos e serviços montados levando em consideração a idade e também a situação dos frequentadores.
Alguns têm grupos específicos de mulheres, dependendo da realidade de cada região. Outros trabalham as questões relacionadas ao público feminino em outras atividades como as voltadas aos idosos ou aos adolescentes, por exemplo, sempre focando na garantia de direitos, melhora na autoestima, oferta de serviços essenciais, entre outros. Os Cras ainda são pontos para ter acesso a informação sobre benefícios sociais ou cursos de qualificação profissional. É uma referência para as mulheres e também para toda família.
Tanto pensa nestas estruturas, que o prefeito Murilo realizou recentemente obras em diversos Cras que necessitavam de melhorias na estrutura. Questões estruturais foram solucionadas, inclusive, com recursos próprios para que as famílias tivessem espaço adequado para receber os serviços.
Além dos Cras que prestam apoio social às famílias, na área da Assistência Social ainda é feito um importante trabalho voltado às mulheres através da Coordenadoria de Políticas Públicas para mulheres que busca a garantia de direitos. Também é mantido pelo município o Viva Mulher e a Casa de Apoio, estes acolhem mulheres vítimas de violência que em Dourados tem todo o apoio necessário e bem estruturado para sair desta situação.