Sempre priorizando a qualidade do ensino a Prefeitura de Dourados não mede esforços para investir na área da educação. É na merenda escolar, no fornecimento de kit de material, no uniforme, nas atividades realizadas no contraturno, pelo Mais Educação ou o Nace, na capacitação profissional e na estrutura física das escolas que está o resultado desses investimentos.
O sistema de funcionamento da merenda é considerado como um dos maiores avanços. Hoje o repasse dos valores é feito diretamente à escola, que administra a aquisição dos produtos, dentro de um cardápio elaborado por profissional da área. O kit de material escolar, inserido também na atual administração é outro investimento que interfere diretamente na família do aluno, já que representa economia.
O município fornece uma mochila, dois cadernos brochura, três lápis, três borrachas, um apontador e uma caixa de lápis de cor com 12 unidades. Já o aluno das escolas de 1º a 9º ano, além do material citado acima, recebe mais dois cadernos e três canetas azuis. Além disso, tem o uniforme, composto de duas camisetas, abrigo e um par de tênis que foi inserido neste ano de 2014.
O contraturno escolar é outro investimento. Quando estão fora da sala de aulas, dentro do programa Mais Educação, os alunos tem a oportunidade de receber o reforço escolar e ainda participar de diversas atividades esportivas e culturais, com direito à alimentação. Através do Nace (Núcleo de Arte e Cultura), a prefeitura dá oportunidade às crianças de entrarem para o mundo da dança e da música, gratuitamente.
A capacitação profissional é uma prática constante, porém a preocupação do poder público municipal não para por aí. Escolas e Ceims passaram por reforma e ampliação para oferecer melhores condições aos profissionais e alunos. A prefeitura ainda executa obras de mais 12 Ceims com a finalidade reduzir ao máximo ou até mesmo zerar, o déficit de vagas na educação infantil, até ao próximo ano.
Em Dourados são 45 escolas e 36 Ceims (Centros de Educação Infantil Municipal), localizados estrategicamente para facilitar o acesso dos alunos. São 29 escolas na área urbana, nove na área rural e sete na Reserva Indígena. São 27 mil alunos dos ensinos infantil e fundamental atendidos pelo município e que hoje estudam em condições de igualdade e com dignidade.