Na área da saúde, o cuidado com a mãe começa desde os primeiros dias de gestação em Dourados. Nas Unidades Básicas de Saúde da Família é oferecido teste rápido para as mulheres que suspeitam estar grávidas. Quando confirmado, já é iniciado o atendimento direcionado a este público e, a partir daí, em cada etapa as mães podem usufruir de programas específicos direcionados a elas, até chegar à terceira idade.
A administração do prefeito Murilo promoveu grandes mudanças na área de saúde, buscando adequar a cidade, promovendo as melhorias necessárias para possibilitar um atendimento digno às pessoas que dependem da saúde pública. Essa transformação já é visível e não deixa a desejar em relação a muitos convênios particulares.
As mulheres, de forma geral são as grandes beneficiadas. As gestantes tem acesso à consulta com médico e enfermeiro, conforme a frequência que o período gestacional requer. No encontro são dadas as orientações para que as mães tenha uma boa gestão, parto e pós parto, além de tirar todas as dúvidas pertinentes.
As unidades ainda intermediam a realização de exames e testes necessários para o período, sejam os realizados na unidade de saúde ou em outros locais. Nos postos as gestantes ainda tem acesso às vacinas e vitaminas necessárias a este período. Além da avaliação odontológica.
Além da estrutura dos postos de saúde, a mãe ainda conta com a Clínica da Mulher que oferece serviço especializado para este público. Gestantes de alto risco são atendidas no local, que também possui equipamentos modernos para realização de exames.
A Clínica foi inaugurada pelo prefeito Murilo há um ano e já se consolida como referência para a região, em qualidade do serviço ofertado e agilidade no atendimento dos serviços antes oferecidos pelo CAM (Centro de Atendimento à Mulher). Em prédio próprio, com espaço adequado e aparelhamento moderno a Clínica melhora a cada dia o serviço ofertado.
No local também é realizado o serviço de planejamento familiar, através de colocação de Diu ou procedimentos de reversão mais difíceis como laqueadura ou vasectomia. Estes serviços requerem encaminhamento.
As mães ainda tem no município a segurança de que seus filhos serão bem atendidos, sempre com serviços cuja porta de entrada é a Unidade Básica de Saúde da Família. Projetos voltados a saúde de toda a família, são oferecidos nos postos.
Sandra Belarmino recebe atendimento na Unidade Básica da Seleta, desde 2007. De lá pra cá, segundo ela, muita coisa mudou pra melhor. “Eu sempre sou bem atendida e todas as vezes que eu preciso não tenho nenhum problema”. O mesmo acontece com Aline Verão. Ela está grávida, faz o pré-natal na saúde pública e garante que tem recebido a atenção necessária.
Florinda da Cruz é mais uma usuária do serviço de saúde oferecido pelo município que afirma não ter do que reclamar. Ela recebeu toda a assistência durante o pré-natal e hoje seu bebê está com um mês de idade, saudável e também recebe os cuidados necessários através da saúde pública.