O programa de pavimentação de Dourados implantando pelo prefeito Murilo, que prevê elevar a cobertura asfáltica de ruas de 48% para 90%, já gera reflexo direto na economia. Novas empresas surgem nos principais corredores e empresários já instalados já observam melhora nos negócios.
Um exemplo é Luana Cristina Roth, de 21 anos, que aproveitou a implantação da Avenida Vilso Gabiatti para instalar no Jardim Colibri um pequeno restaurante e marmitaria. Ela visualizou a oportunidade gerada pelo asfaltamento, locou um prédio ao lado de uma fabrica de carrocerias, e há dois meses mantém o restaurante, cujas vendas aumentam gradativamente.
“Esse asfalto melhorou pra gente em todas as áreas; influencia em tudo para melhor”, afirma a jovem microempresária. No local, serve prato feito e fornece marmitas. O movimento crescente faz a jovem já vislumbrar o crescimento do negócio. Por enquanto só trabalha a família, mas Luana acha que logo começará a gerar empregos.
Na mesma avenida, que liga a Rua Coronel Ponciano ao Córrego Paragem, o empresário Sandro Nunes Xer, de 31 anos, comemora o aumento da clientela. Ele instalou o Mercado Garibaldi, que fica no bairro Canaã III, há 5 anos e sofria com a poeira. “Com a poeira eu perdia mercadorias. Tenho açougue e as pessoas compravam pouco, acho que por causa disso. Agora já aumentou o movimento no açougue. Estou muito contente. Esse asfalto foi muito bom pra gente. Melhorou muito o movimentou”, afirma.
Eraldo Teles de Menezes, de 46 anos, é dono da Funilaria Menezes Car, na Rua Silidônio Verão, no Parque dos Coqueiros. Há 4 anos ele sofria com a dificuldade para receber os clientes já que a empresa dele estava localizada há 3 quadras asfalto. “Foi um sofrimento muito grande; agora com o asfalto consigo atender os meus clientes com mais qualidade. Além disso, o movimento de carros aumentou o que vai resultar em mais clientes. É uma benfeitoria muito boa”, comemora.
O asfalto na região beneficia também empreendimentos cooperativos, como do movimento ‘Economia Solidária’. Na Rua 24, também no Parque dos Coqueiros, que acaba de ganhar asfalto, está instalada uma unidade de produção comunitária de produtos de limpeza, a Pirê Produtos de Limpeza.
“Para sair e chegar aqui era muito difícil nos períodos de chuvas; o asfalto ficava há duas quadras”, conta José Mauro Bispo. “Agora fica tudo muito fácil para fazer as entregas, sem contar que aumentou bastante o fluxo de veículos nessa rua, o que ajuda a divulgar e vender nossos produtos. Ficou muito bom”, acrescenta Bispo.
O asfalto implantado nessa região é com recursos do pacote de R$ 52 milhões obtidos pelo prefeito Murilo na Caixa Econômica Federal, com o objetivo de reduzir drasticamente o número de ruas sem asfalto em Dourados. Com esses recursos, mais os de emendas parlamentares, a cobertura asfáltica de Dourados saltará no Governo Murilo de 48% para quase 90%.
Na região onde os empresários foram entrevistados, estão em fase final de obras a pavimentação em ruas dos bairros Parque dos Coqueiros I e II, Jardim Colibri, Jardim Canaã III, Parque dos Beija-Flores, Parque dos Bem-te-vis, Jardim Flamboyant, Santa Rita e Aimoré.