Educação é tratada em Dourados com atenção especial – Assecom/arquivo
Dourados é reconhecidamente uma Cidade Educadora. São universidades e centros universitários que atendem uma região de mais de 30 municípios. No entanto, a educação de base, responsabilidade do Município, também faz parte deste universo e tem sido priorizada na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul. No início da atual administração, a Secretaria Municipal de Educação encontrou demandas por vagas, por profissionais e por cumprimento de leis antigas, mas com tranquilidade e muito trabalho alcançou feitos importantes nestes primeiros três meses.
A primeira ação da Secretaria de Educação na atual administração foi empenhar esforços para que a volta às aulas no Ano Letivo 2017 ocorresse de forma tranquila em Dourados. Um trabalho amplo da Central de Matrículas, paralelo à preparação das unidades escolares, engendrou esforços da Secretaria, que ouviu diretores e apresentou as diretrizes antes do início das aulas.
A atual secretária, Denize Portollann de Moura Martins, conta que entre ações administrativas na Educação, a Prefeitura de Dourados realizou a chamada para concursados ocuparem as vagas puras existentes, de acordo com a Lei, e por determinação, com transparência e responsabilidade.
Nos primeiros meses de administração, também foram iniciados os trabalhos em dois Centros de Educação Infantil, no Residencial Monte Carlo e no Jóquei Clube, este em tempo integral.
Educação é tratada em Dourados com atenção especial – Assecom/arquivo
Vinculado à Secretaria de Educação, o Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Jorge Antônio Salomão, o ‘Jorjão’, retomou atividades em 2017 e se tornou referência para aulas de prática esportiva, cultura e lazer com espaço aberto para o fomento à inclusão social e novidades. Entre elas, disposição de vagas para natação destinadas a pessoas portadoras de autismo, de Síndrome de Down e para bebês nas aulas de natação. A administração também implantou no Jorjão aulas de violão e o Coral do Jorjão. As aulas gratuitas de Zumba à toda população de Dourados trouxe ao Jorjão a alegria de receber a comunidade, com fomento à saúde e bem-estar.
Em parceria com a Fundação de Esportes, a Secretaria de Educação trabalha nos projetos “Escola de Esporte” e “Primeiros Passos – Caminhada Orientada”. No primeiro projeto, a comunidade douradense terá acesso ao aprendizado e prática de dez modalidades, no segundo, a caminhada contará com oito polos e acompanhamento de professor de educação física.
Estruturalmente, a Secretaria de Educação adquiriu um ônibus para transporte escolar rural e alinhavou parcerias para transporte de alunos na cidade e aldeias.