O II Simpósio Multidisciplinar de Parto Humanizado de Dourados será entre os dias 23 e 25 de outubro. O evento tem como foco qualificar e sensibilizar os profissionais de saúde sobre o atendimento seguro e de qualidade ao parto e nascimento.
O encontro vai discutir o pré-natal, parto e nascimento através da troca de experiências. São esperadas 250 pessoas entre acadêmicos e profissionais da área da saúde, doulas, movimentos sociais e demais interessados na temática.
A organização do evento é do HU/UFGD (Universitário da Grande Dourados) e Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), com apoio da Prefeitura de Dourados, EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino) e ABEn/MS (Associação Brasileira de Enfermagem).
Programação – A abertura no Simpósio no dia 23 será com palestra do médico obstetra apoiador do Ministério da Saúde, Edson Borges de Souza. Ele vai falar sobre a humanização do parto no Brasil.
No dia 24, Borges falará sobre as boas práticas de atenção ao parto. No mesmo dia, Sônia Solange vai ministrar palestra sobre “Educação em saúde pré-natal – protagonismo e empoderamento da mulher e acompanhante”. Ainda haverá mesa redonda sobre equipe multiprofissional na assistência ao parto.
Já no dia 25, a programação inclui o relato de experiência intitulado “Como mudei minhas práticas de assistência” da médica obstetra de Porto Alegre (RS), Caroline Chiarelli. Neste ultimo dia ainda haverá oficinas com vagas limitadas.
As inscrições para participar já estão abertas. Estas podem ser feitas através do site http://www.uems.br/eventos/partohumanizado/