A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria de Saúde, mantém o CRTH (Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase). O serviço de qualidade é oferecido por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). O atendimento especializado em saúde é um dos focos de trabalho do prefeito Murilo para garantir a qualidade de vida da população de Dourados.
O centro oferece atendimento médico em pneumologia e hansenologia. São agendadas no local pelo menos 12 consultas por dia para cada médico. O agendamento é feito via Sisreg (Sistema de Regulação) pela Unidade Básica de Saúde. Sendo assim, para ter acesso ao serviço, primeiramente a pessoa que apresentar os sintomas de quaisquer das doenças deve procurar a unidade básica mais próxima de casa.
Caso o médico do posto identifique que possa se tratar de tuberculose ou hanseníase, encaminha o paciente ao serviço especializado do CRTH. Além de médicos, o centro ainda conta com serviço especializado de enfermagem e fisioterapia, além de laboratório para exames que detectam a tuberculose e hanseníase.
Em média, são registrados entre 80 e 90 casos por ano em Dourados de tuberculose. Este ano, foram 59 até o momento. Já em relação à hanseníase, são registrados anualmente entre 35 e 45 casos, sendo que até o momento foram confirmados seis no município.
O sintoma mais comum da tuberculose é a tosse seca que dura mais de três semanas. Os grupos de pessoas mais vulneráveis são indígenas, privados de liberdade, com HIV/Aids, e que vivem em situação de rua, entre outros.
Já no caso da hanseníase os sintomas são manchas vermelhas, brancas ou marrons, em qualquer parte do corpo. Há ainda alteração de sensibilidade nestas regiões manchadas, algumas vezes doloridas, além de febre.
Tão importante quanto à detecção precoce é que o paciente inicie e continue o tratamento da maneira correta. Para alertar a população, o Centro ainda realiza atividades de conscientização através de campanhas.
OFICINA
Como parte das ações de preventivas, o centro organiza na sexta-feira, dia 15, um ‘Ciclo de Palestras Cerest e Programa Tuberculose e Hanseníase’ que está com inscrições abertas. As atividades serão na sede do Secod (Sindicato dos Comerciários de Dourados) e tem vagas limitadas.
A programação começa às 8h com a palestra “Direito do Trabalhador quando este Adoece”, ministrada pela assistente social Eliane Dantas. Às 9h o tema será “Quando as Relações de Trabalho Adoecem”, com a psicóloga Evelyn Sena. Às 10h, a palestra trata da “Proteção Ergonômica do Trabalhador”, com a fisioterapeuta Fabiana Lopes Coelho.
No período da tarde, as ações iniciam às 14h com palestra que trata da “Tuberculose em População Indígena”, com a médica infectologista Mariana Croda. Às 15h será o tema “Tuberculose e a População Carcerária”, com o médico infectologista Júlio Croda. As atividades encerram às 16h, com a palestra “Hanseníase: Diagnóstico e Exame dos Comunicantes”, com o dermatologista Pedro Lucio Zanúncio.
A ação será voltada a trabalhadores e acadêmicos das áreas ligadas aos temas. Os interessados podem se inscrever gratuitamente. Para isso é necessário fornecer o nome completo, telefone de contato e nome do local de trabalho ou estudo, através dos e-mails cerestdourados@hotmail.com ou tbhanse.sems@dourados.gov.br. As informações podem ser obtidas através dos telefones 3428-2400 ou 3428-1251.