Representantes de 14 municípios se reuniram em Dourados para a realização da 1ª Conferência Regional da Agricultura Familiar, realizada no anfiteatro da Embrapa Agropecuária Oeste (CPAO), nesta quarta-feira (21).
Um dos principais objetivos da Conferência é direcionar os trabalhos em prol da agricultura familiar no Estado, para que seja mais eficaz e atenda às reais necessidades dos pequenos e médios produtores.
Promovida pela Prefeitura de Dourados, através da Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar), e o Governo do Estado através da Agraer e Seaf/Semadesc, a conferência vai recolher dados e informações sobre a realidade, necessidades e desafios das pequenas comunidades rurais do Estado.
“Esse é um importante passo para o fortalecimento dos homens e mulheres do campo, não apenas em Dourados mas em toda região. Uma agricultura desenvolvida impacta tanto a vida das famílias que dependem deste trabalho, quanto a economia dos municípios. Estamos trabalhando para que esse setor possa crescer cada vez mais”, afirma Ademar Zanatta, secretário de agricultura familiar de Dourados.
Também participam do evento o secretário Executivo de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais, Humberto Mello, o diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman de Souza, o chefe-geral da Embrapa-CPAO, Harley Nonato de Oliveira, o secretário municipal de Agricultura, Ademar Zanatta, autoridades e pequenos produtores rurais.
Além de Dourados, a conferência reúne os municípios de Itaporã, Laguna Carapã, Juti, Caarapó, Jateí, Glória de Dourados, Deodápolis, Fátima do Sul, Vicentina, Douradina, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul e Maracaju.