A Corrida Rosa será realizada às 16h de sábado (29), como parte da programação da campanha “Dourados Rosa” realizada pela prefeitura, que este ano tem como tema “Valorize a vida previna-se”. As inscrições para a competição acontecem até quarta-feira (26).
As competidoras podem acessar o portal da Prefeitura de Dourados (www.dourados.ms.gov.br) ou diretamente o da Central da Corrida (www.centraldacorrida.com.br) para preencher os dados e participar. As inscrições são gratuitas e apenas para mulheres com mais de 18 anos de idade.
O percurso é de 5 km. Terá largada na esquina da Rua Albino Torraca com a Major Capilé, em frente ao Supermercado Abevê que é parceiro da prefeitura na Corrida. A chegada será na Praça Antônio João, no centro da cidade.
Receberão medalhas as 100 primeiras colocadas. Já as cinco primeiras classificadas na Categoria Geral, vão receber troféus. Além disso, haverá premiações do primeiro ao terceiro lugar por categorias, são estas: 18 a 29 anos, 30 a 39 anos, 40 a 49 anos, 50 a 59 anos, 60 anos acima e Cadeirante.
A organização da Corrida é realizada pela Funed (Fundação de Esportes de Dourados) e o principal objetivo é disseminar a mensagem de prevenção levada pela campanha Dourados Rosa a mais pessoas, através do esporte. A prática de atividade física é considerada ainda uma forma de prevenção ao câncer.
A Dourados Rosa é realizada pela prefeitura através da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher em parceria com a Rede de Enfrentamento de Violência contra Mulher e instituições Secretaria de Saúde e Secretaria de Cultura.
As ações tiveram início no dia 3 e seguem aconteccendo durante todo o mês de outubro. São vários serviços gratuitos levados durante este período, desde atendimento em saúde até orientação jurídica, psicossocial e sensibilização acerca dos direitos da mulher.
Também há coleta de preventivos, palestras entre outras ações em órgãos de saúde que fazem atendimento à mulher. A ideia é consientizar sobre a importância de realizar os exames necessários e os mecanismos que hoje existem na rede pública.