Os pacientes do Hospital do Câncer e seus acompanhantes receberam nesta quinta-feira (22) o Dia do Carinho como parte da campanha Dourados Rosa, realizada pela prefeitura desde o início deste mês de outubro, lembrado no mundo todo como de combate ao câncer de mama. Centenas de pessoas participaram da ação.
Aos que foram acolhidos pela campanha teve um café da manhã, brincadeiras e sorteios de brindes doados pelo Espaço Natura. O médico Aroldo Boigues ainda falou sobre a prevenção contra o câncer de colo do útero. Acadêmicos de fisioterapia e estética da Unigran ainda realizaram atendimentos voltados à beleza, massoterapia, drenagem linfática, entre outros.
O objetivo do Dia do Carinho é levar acolhimento aos pacientes que estão em tratamento no hospital e às famílias, trabalhar a elevação da autoestima, entre outros. A coordenadora da campanha Elizabeth Salomão, representou o prefeito Murilo e destacou a preocupação dele com a saúde pública e as melhorias que vem sendo feitas nessa área na cidade.
O Dia do Carinho é parte de uma extensa programação que mobiliza a cidade em prol da prevenção contra o câncer de mama e colo do útero. Nas unidades básicas de saúde são intensificadas as ofertas de exames papanicolau e clínico das mamas, devido à campanha, que ainda inclui palestras, entrega de material informativo, entre outros.
As atividades seguem até o final deste mês, encerrando no dia 31 com a “Corrida e Caminhada Rosa Abevê 2015”. Esta terá largada às 16h em frente ao supermercado que fica na esquina da rua Albino Torraca com a Major Capilé, e encerra na praça Antônio João. As inscrições já começaram e são apenas para mulheres. Para participar, basta acessar o site da Prefeitura de Dourados (www.dourados.ms.gov.br) e se inscrever.
A Dourados Rosa é uma realização da Prefeitura de Dourados com o apoio de parceiros. Nesta edição abraçam a causa a Rede Feminina de Combate ao Câncer, Hospital do Câncer, Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), Unigran, Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Hospital do Câncer, Abevê, Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Câmara Municipal de Dourados.