A prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Assistência Social abriu nesta quarta-feira (09) um seminário e oficinas que fazem parte do Capacita Suas. O evento, que tem como intermediário, o Instituto Sociedade Brasil, está acontecendo no auditório da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados) e segue até sexta-feira. O seminário foi aberto pela secretária de Assistência Social, Ledi Ferla.
Além da participação de técnicos de Assistência Social de Dourados também estão participando, técnicos de outras cidades de Mato Grosso do Sul, como Ponta Porã, Jaraguari, Juti, Fátima do Sul, Itaporã, Glória de Dourados, Jatei, entre outros.
Na abertura a secretária Ledi Ferla falou em nome do prefeito Murilo, que vem dando apoio a todos os eventos realizados pela Secretaria de Assistência Social e agradeceu a participação de todos.
“É um evento que visa a capacitação dos técnicos em assistência social levando o conhecimento dos conteúdos atualizados. A complexidade da vivência cotidiana das famílias em situação de vulnerabilidade e risco social exige, por parte das equipes do Suas capacitação permanente que possibilitem constante reflexão de saberes de políticas embasadas em princípios éticos-políticos e metodologias que visem superar antigos conceitos”, disse.
O Capacita Suas é um programa de capacitação, lançado em maio deste ano pelo prefeito Murilo, que visa garantir oferta de formação permanente para qualificar profissionais do Sistema Único de Assistência Social no provimento dos serviços e benefícios sócio-assistenciais. Dos cinco módulos, já foram lançados três, de 360 horas de curso. Os temas são Apoio Técnico, Gestão Financeira, Gestão Administrativa, Gestão Suas e Planejamento.
SEMINÁRIO
Da capacitação desta semana, primeiro foi realizado o seminário com a participação de Maisa Miralva da Silva, de Goiânia. Ela possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, mestrado e doutorado em Política Social pela Universidade de Brasília. É professora adjunto I da Pontifícia Universidade Católica de Goiás vinculado à graduação e à pós-graduação. Atualmente coordena o mestrado em Serviço Social e desenvolve pesquisas sobre o assistente social.
Maisa trabalhou o tema família de uma forma mais conceitual, uma perspectiva do que pode ser mudado na Assistência Social, sabendo que essa nasceu do capitalismo e conservadorismo. “Queremos mudar essa visão de assistencialismo na Assistência Social, trazer algo novo, para coisa que não é nova, é um desafio”, disse a palestrante.
A palestrante das oficinas que vão acontecer na quinta e sexta-feira, com inicio às 8h, é Heloisa Helena Mesquita Maciel, do Rio de Janeiro, que doutora em Política Social pela Universidade Federal Fluminense. Possui mestrado pela PUC do Rio de Janeiro, Departamento de Serviço Social, com dissertação sobre “A Relação Fórum/Conselho de Assistência Social na Implementação da Loas no Estado do Rio de Janeiro”.