O Núcleo de Imunização da Secretaria de Saúde dá início à campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo no próximo dia 06, em Dourados. Todas as Unidades Básicas de Saúde do município disponibilizarão as doses de vacina e o direcionamento da Prefeitura de Dourados, conforme o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde é atingir 95% do público alvo, que são crianças de 1 a 5 anos de idade.
Serão ao todo 12 mil doses disponíveis para a população douradense. Os pais ou responsáveis devem procurar as dosagens para as crianças até o dia 31 de agosto, prazo estabelecido pelo Ministério para o final da campanha.
Carla Ribeiro, gerente do Núcleo de Imunização cita que as crianças devem tomar a vacina contra poliomielite aos dois meses, quatro meses e seis meses de vida e posteriormente com a idade de um ano e três meses. No caso da vacina de sarampo, crianças com um ano de idade devem receber a dose tríplice viral e com a idade de um ano e três meses a dose tetra viral.
Ao procurar a unidade de saúde mais próxima para a vacinação, os pais ou responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinas dos menores. “É importante estar com a caderneta em mãos para a conferência das doses ministradas e as que ainda precisam ocorrer”, explica a gerente.
Além da disponibilização nos postos de saúde, um dia “D” da campanha, com a abertura de um posto volante, está sendo analisado pelo Núcleo.
A gerente explica que casos de sarampo ocorreram em Roraima e Manaus. Quanto à poliomielite, o Brasil não registra casos há muitos anos. No entanto, mesmo que na região as doenças estejam sob controle a prevenção é indispensável para que não haja casos.
“A poliomielite tem registros em outros países e muitos vêm de fora, então tem que se prevenir. As doses contra o sarampo também são importantes, não podemos deixar que a doença chegue”, cita.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
A população deve procurar as doses a partir de segunda-feira, dia 6, nas 45 unidades básicas de saúde de Dourados, no horário das 7h às 11h e das 13h às 17h.
MOBILIZAÇÃO
O Núcleo de Saúde conta com a mobilização em conjunto com a Semed (Secretaria Municipal de Educação) e o Rotary de Dourados.
Tem sido realizada a conscientização sobre a importância das dosagens com os educadores na Rede Municipal de Ensino para que incentivem as crianças e responsáveis a procurarem a prevenção. O intuito é reforçar a adesão da Campanha no município.