Já está definida a data da 2ª Semana do Peixe de Dourados. Será entre os dias 6 e 8 de outubro e acontecerá simultaneamente no Parque dos Ipês, Parque do Rego D’Água Primo Fioravante Vicente e Parque Antenor Martins (Parque do Lago).
Nesta quarta-feira, dia 31, a Prefeitura reuniu parceiros da festa na sede da Semafes (Secretaria de Agricultura Familiar e Economia solidária), pasta que coordena o evento. De acordo com o coordenador Rubens Moreira Junior, a proposta é incentivar a população a consumir a carne de peixe e promover a produção como alternativa de renda aos produtores.
A venda de peixes acontecerá nos três parques. Além de uma estrutura com barracas a serem montadas. Prefeitura já conseguiu um caminhão-feira e um caminhão câmara fria para auxiliar na comercialização. Serão vendidos, por produtores de Dourados e região, peixes das espécies pacu, tilápia e pintado, abatidos em frigoríficos de Dourados e Itaporã.
Também haverá pesca liberada nos parques do Rego D´Água e Antenor Martins nesses três dias. Há peixes remanescentes da Festa do Peixe nos dois lagos, mas mesmo assim a Prefeitura está tentando obter uma parceria para a colocação de mais exemplares.
Haverá praça de alimentação no Parque do Rego D´Água e Parque dos Ipês, onde também estão previstas apresentações artísticas. Em parceria com a Funed também serão realizadas atividades artísticas. A parte cultural será realizada pela Secretaria de Cultura.
Rubens lembra que a Semana do peixe será realizada graças a um esforço do prefeito Murilo, que mesmo com as dificuldades de se obter recursos por conta dos cortes em todos os setores governamentais, vê a piscicultura como um setor importante para o desenvolvimento da economia de Dourados.
Além disso, o prefeito destaca a importância do peixe, como alimento muito rico em nutrientes, e saudável, que precisa fazer parte da alimentação diária das pessoas. Murilo informa que os peixes serão comercializados no evento com preços populares.
Até agora já são parceiros da Prefeitura a MS-Peixe, a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), a Apitar, o Frigorífico Tabebuia, o Frigorífico Pantanal e o Alevinos Pantanal.
A Prefeitura de Dourados , através da Semafes, tem trabalhado para organizar o setor da piscicultura e incentivar a produção. A prefeitura também trabalha para aumentar a produção do pescado no município.