Dourados vai participar da 3ª Conferência Estadual da Juventude que acontece em Campo Grande nesta sexta-feira e sábado, dias 17 e 18, com o tema: “As várias formas de mudar o Brasil”.
De Dourados vão sair 20 delegados que foram escolhidos durante a Conferência Regional realizada em 28 de agosto na Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), com as participações das cidades de Vicentina, Rio Brilhante, Maracaju, Fátima do Sul.
Na Capital evento será realizado na Escola Estadual Maria Constança Barros Machado, com abertura às 19h.
De acordo com a secretária de Assistência Social de Dourados, Ledi Ferla, os delegados vão levar as propostas que foram tiradas da Conferência Regional para serem apreciadas no evento estadual. “A participação é uma conquista; quem participa, conquista seus direitos”, acrescentou Ledi.
Na Conferencia Estadual as atividades serão realizadas a partir de três eixos: “Socializando direitos”, “Fortalecimento de Práticas e Políticas” e “Fortalecimento Institucional”. Nesta etapa estadual, serão eleitos os delegados representantes de Mato Grosso do Sul que vão participar da etapa nacional que acontecerá em Brasília (DF) no período de 5 a 8 de dezembro.
Após a abertura do evento será realizada a uma Roda de Conversa, com o tema “As várias formas de mudar o Brasil” e depois disso será oferecido um jantar.
No sábado o evento começa às 7h com credenciamento e após aprovação do Regimento, em seguida começam as discussões dos eixos, intervalo para almoço e à tarde, plenária final, com votação das propostas, eleição dos delegados e votação de moções. O encerramento está previsto para às 17h.
A secretária Ledi Ferla chamou a atenção quanto à participação da juventude e suas conquistas de políticas públicas nos últimos anos. Ela lembra a promulgação recentemente do Estatuto da Juventude. “O Estatuto da Juventude acabou de ser promulgando e os jovens vão avançar as políticas públicas para a juventude no Brasil”, disse.
Ela também lembrou dos programas existentes em Dourados voltados aos jovens, como por exemplo, o Qualifica Dourados/Pronatec/ Senar, que já formou mais de 3 mil jovens de 16 a 29 anos, nos últimos anos. Outro programa é o Estação Juventude – Programando o Futuro, voltado a formação de jovens para o ingresso ao mercado de trabalho.
Ledi lembra que os jovens devem lutar pelos seus diretos e esses eventos são oportunidades de criar propostas para reivindicar políticas públicas nas áreas de saúde, educação, cultura, trabalho, qualificação profissional.
“A Conferência é um amplo espaço de debate e participação sobre o que a juventude quer para o Brasil”, argumenta.