A saúde pública é um desafio em todo Brasil, assim como em Dourados. O diferencial é que a administração do prefeito Murilo faz dentro de suas condições, um enfrentamento que está promovendo mudanças que resultando na melhoria deste setor e consequentemente na qualidade de vida da população.
O foco na prevenção contra as doenças é um diferencial a ser destacado. As Unidades Básicas de Saúde, por exemplo, entre outras diversas atividades, tem um importante trabalho voltado à prevenção de doenças. As equipes fazem orientações durante as visitas às casas que são realizadas rotineiramente ou quando as pessoas procuram as unidades.
Para que este trabalho seja realizado da melhor forma possível, o município dá passos largos para estruturação da rede básica de saúde. Obras de construção e ampliação de unidades de saúde são realidade.
A UBS Guaicurus foi inaugurada e já atende 1,5 mil pessoas por mês que são acompanhadas com consultas, exames e vacinas. Já a UBS Cabeceira Alegre, em funcionamento desde 2013, abrigou em prédio próprio equipes de saúde que atendiam em prédios alugados, e hoje contempla 3 mil pessoas por mês. Já a unidade Vila Rosa foi ampliada e por lá, passam 2 mil pessoas. Todas as demais unidades recebem cuidado especial, contam com equipes de odontologia e não faltam médicos nos postos.
Além disso, com foco importante na prevenção, o município está entre os menores índices de casos de dengue e influenza no Estado. Números conquistados com trabalho preventivo e tendo a população como parceira.
O trabalho preventivo ainda é realidade com campanhas de conscientização que são recorrentes, como o Agosto Azul, Dourados Rosa, entre outros. A intenção é que a população conheça sobre as doenças, para que possam evita-las. Desta forma a população tem mais qualidade de vida e ajuda a desafogar os serviços de saúde.
Outro projeto que impacta na saúde da população são as oportunidades de praticar exercícios físicos de forma gratuita. No município são implantadas, por exemplo, 11 academias ao Ar Livre. Três delas já estão disponíveis no Ceper do 1º Plano, Douradão e Parque dos Ipês. Além destas, serão 10 Academias de Saúde.
Setores especializados da Saúde também são alvos de atenção. A Clínica da Mulher, por exemplo, está em funcionamento desde abril deste ano. A nova estrutura tem capacidade para atender 45 mil mulheres por ano, com espaço adequado, amplo e equipamentos modernos. O espaço reestruturou o serviço, que antes era desenvolvido no CAM (Centro de Atendimento à Mulher).
Além de promover melhorias em diversos setores, o município ainda realiza uma verdadeira transformação nos serviços de urgência e emergência. “Estamos chamando para nós essa responsabilidade, fazendo todos os enfrentamentos necessários para melhorara a saúde da nossa cidade”, afirmou o prefeito Murilo.
O município assumiu a gestão do Hospital da Vida em 1º de setembro, unidade que era administrada por empresa particular desde 2010 e foi entregue em condições precárias. Antes de assumir, a prefeitura já iniciou mudanças significativas com obras de ampliação da unidade e capacitou servidores para melhorar qualidade do atendimento.
Ainda neste mês será ativada a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h, que passa por fase de instalação de equipamentos, preparação da equipe e estruturação de ruas de acesso. A unidade vai significar uma verdadeira reestruturação dos serviços de urgência.
Quando entrar em funcionamento, UPA 24h será o local onde a população vai procurar diretamente para serviços de urgência e emergência, o chamado serviço de “porta aberta”. Já o Hospital da Vida passará a atender através de encaminhamento. Com mais um espaço em funcionamento, a unidade será desafogada o serviço vai ter um ganho significativo.
“Sabemos que os desafios ainda são muitos. Mas, estamos dispostos a enfrentar e levar melhoria à saúde e qualidade de vida da população”, ressaltou Murilo.