Placas de sinalização e monumentos são os principais alvos dos vândalos – Assecom/arquivo
A Prefeitura de Dourados intensifica a fiscalização, o trabalho preventivo e adota estratégias de proteção ao patrimônio público. Esse trabalho é feito pela Guarda da Guarda Municipal. No entanto, o combate ao vandalismo precisa do apoio da população. Um meio importante neste sentido são as denúncias, que garantem a identificação e a punição dos responsáveis pelo dano.
De acordo com o comandante da Guarda Municipal, João Vicente Chencarek, o trabalho de prevenção e fiscalização aos monumentos, praças, parques e obras em andamento, foram intensificados, com adoção de novas estratégias e os casos de depredação do patrimônio público têm sido menores. “Acredito que a Guarda Municipal vem fazendo um bom trabalho de prevenção para uma cidade de mais de 200 mil habitantes”, comenta.
Em Dourados os alvos dos criminosos mais recentes foram algumas das academias ao ar livre, instaladas pela administração municipal para incentivo à prática de exercícios gratuitamente, visando melhorar a qualidade de vida. Outro exemplo é a Praça Paraguaia, no Jardim Itália, que também foi depredada.
Placas de sinalização e monumentos são os principais alvos dos vândalos – Assecom/arquivo
O Parque Primo Vicente (Rego D’água) teve estruturas quebradas recentemente. Pichações também são vistas em órgãos públicos da cidade, além de destruição de placas de trânsito, roubo de fios e lâmpadas em vários pontos da cidade. Um dos casos mais novos foi o roubo da proteção da iluminação no Monumento ao Colono.
ESTRATÉGIAS
De acordo com Chencarek, entre as novas estratégias da Guarda Municipal está a instalação de postos comunitários em pontos da cidade. Um desses postos fica no Terminal Rodoviário Renato Lemes Soares. Outro posto importante é o do Parque Antenor Martins. O espaço que antes era usado pela Polícia Militar foi todo reformado e agora abriga os agentes da Guarda Municipal, que faz o trabalho preventivo do parque e atende ocorrências na região do Grande Flórida.
No Parque Primo Fioravante Vicente as rondas também são constantes e uma equipe ainda possui um posto no local para trabalho permanente, principalmente no período noturno. Com isso, o órgão tem evitado ações de vandalismo como aconteceu no passado e também consumo de drogas na área.
Na Praça Antônio João existe um posto fixo da Guarda e desde dezembro do ano passado estão instaladas câmeras de segurança para monitoramento tanto da área dela quanto nas redondezas. A venda e consumo de drogas no local não acontece mais, assim como as ações de vandalismo e os pequenos furtos.
A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h também recebe atenção especial à noite, quando há horário de pico no atendimento. No CAM (Centro Administrativo Municipal) também tem um trabalho específico de ronda, que garante a segurança do patrimônio. As rondas escolares durante todo o dia e à noite, também coíbem atos de vandalismo e a violência nas escolas municipais e estaduais e particulares.
Chencarek explica que a cidade ainda foi dividida em setores para sempre haver uma equipe responsável por cada região.
Ele ressalta ainda que a população tem um papel importante denunciando as ocorrências. “Nós pedimos à população, principalmente aquelas pessoas que moram próximas aos prédios e praças públicas, para nos ajudar a cuidar do patrimônio e também para denunciar quando ver qualquer ação de vandalismo”, lembra Vicente.
O alerta feito pelo comandante da Guarda Municipal é para que os moradores contribuam já que atos de vandalismo geram gastos aos cofres públicos com recursos que poderiam ser aplicados em outro lugar em benefício a todos.
A punição aos atos de vandalismo contra o patrimônio público está previsto no Artigo 163 do Código Penal e a pena é de multa e pena seis meses a três anos de prisão.
Os telefones para denuncias da Guarda Municipal são 3424-2309 ou o de emergência 199. Não há necessidade de se identificar.