Foi criado em Dourados recentemente o Conselho de Coordenadores de Ceims (Centro de Educação Infantil Municipal) com objetivo de atuar como intermediador entre as unidades educacionais, poder público, pais e sociedade em geral.
Com isso, o conselho passa a representar os 36 Ceims do município que prestam serviços a crianças de quatro meses a cinco anos de idade. “Nosso objetivo é atuar como apoio para as coordenadoras pedagógicas, que muitas vezes se sentem sozinhas para gerir a unidade, que depois das mudanças ficaram mais complexas”, explica a presidente do Conselho, Jackeline dos Reis Lara Ponce Ramos
Ela lembra que as antigas creches cederam lugar para o novo modelo, os ‘Ceims’, onde foi necessário inserir, o ‘educar’. Desta forma, o trabalho das coordenadoras pedagógicas foi ampliado e não é cobrado apenas pela Secretaria de Educação Municipal, mas principalmente por toda a sociedade, diz.
O objetivo da proposta é sair da assistência e partir para o processo educacional, no triple, educar, cuidar e brincar. Antes do novo modelo, os Ceims eram para famílias com baixa renda. “Hoje, não importa a condição econômica, é um direito da criança”, comenta.
A eleição para escolher as conselheiras foi realizada no dia 8 deste. Foi eleita como presidente Jackeline dos Reis Lara Ponce Ramos e vice-presidente Lucimar Alves. Já a diretoria ficou composta por Mariutschka Aridiane Sônego Guimarães (1ª secretária), Valdete Mesquita (2ª secretária), Joana D´Arc Castilho Cabreira (1ª tesoureira) e Siumara Maldonado Soares Martimiano (2ª tesoureira). Também compõem como diretoras de Eventos e Mídia: Gislaine Venciguera dos Santos e Roseli Carvalho de Lima Aguilar. O Departamento Jurídico conta com Imaculada da Conceição Guedes de Souza e Neuzeli Ortega Provásio Aguilieri.