O Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24 de Março) será lembrado em Dourados com uma série de ações voltadas à prevenção e busca ativa de novos casos da doença. As atividades organizadas pela prefeitura iniciam nesta segunda-feira, dia 23 e seguem até sexta-feira, dia 27. A intenção é orientar a população sobre sintomas da doença e o tratamento oferecido pelo município.
O trabalho será todo realizado através das UBS (Unidades Básicas de Saúde) e ESF (Estratégias de Saúde da Família). Durante o período de atividades, será realizada a divulgação dos sintomas da doença, alertando para que todos reconheçam os sinais e busquem os serviços de saúde em caso de suspeita.
Em casos de grupos de maior vulnerabilidade para a Tuberculose os agentes farão um trabalho de busca de novos casos. São mais suscetíveis à doença os idosos, hipertensos, diabéticos, indígenas, presidiários, pessoas institucionalizadas em albergues, asilos, entre outros.
O material coletado de pessoas que estejam com suspeita da doença será encaminhado ao laboratório do CRTH (Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase) mantido pela prefeitura. O resultado será encaminhado o mais breve possível para a unidade de saúde, para que o paciente possa ser encaminhado a tratamento se for o caso.
Outra frente de trabalho importante serão as visitas aos doentes e seus familiares. Nestas, será reiterada a importância de manter o tratamento de forma correta, além de lembrar sobre o risco dos contatos (pessoas que convivem diariamente com os doentes) venham a adoecer.