Melhorar o condicionamento físico, a autoestima e evitar doenças são apenas alguns dos benefícios encontrados por quem pratica atividades físicas regulares. Exercícios que movimentam o corpo e a convivência com quem também busca uma vida saudável tem resultado e elevam a qualidade de vida. Pensando nisso, o prefeito
Murilo mantém em Dourados uma série de espaços adequados para a prática de exercícios e programas direcionados para isso, que atendem desde quem prefere fazer sozinho uma caminhada até aquele que necessita de acompanhamento profissional. Tudo gratuitamente.
Com a estrutura que a cidade oferece, não há desculpa para deixar de praticar exercícios. Parques da cidade possuem pistas de caminhada, espaços para prática esportiva como quadras de concreto e areia, livres para atrair pessoas de todas as idades. Alguns exemplos de locais como estes são os parques dos Ipês, Rego D’água, Antenor Martins Arnulpho Fioravante, entre outros. Estes espaços costumam reunir famílias para momentos de lazer e esporte, principalmente aos finais de tarde.
Também são mentidas pelo município as Academias ao Ar Livre, algumas já prontas e outas em fase de implantação. São equipamentos que podem ser usados em pontos diversos da cidade, para trabalhar os músculos e melhorar o condicionamento físico.
Os espaços públicos como parques e praças, além de pontos de concentração de pessoas para caminhadas como ao redor de escolas, por exemplo, ainda são alvos do projeto Caminhar Dourados. Neste os participantes são acompanhados por profissionais de educação física, que dão toda a orientação necessária para a prática de exercícios.
Quando surgiu, o projeto oferecia apenas a caminhada dirigida, que é orientada e acompanhada por educador físico, e exercícios de alongamento. Mas, o Caminhar evoluiu e hoje são incluídos exercícios de ginástica localizada, dança, atividade aeróbica, relaxamento e fortalecimento muscular. Estes são realizados sempre respeitando a idade dos participantes e a fase em que está.
“Nós temos hoje desde crianças até idosos, uma das alunas tem 94 anos de idade e está praticando atividade física. Os exercícios são passados respeitando a faixa etária e o condicionamento de cada um. Temos desde pessoas que fazem apenas a caminhada, até aqueles que começaram assim e hoje passaram para a corrida e participam até de competições”, explica Débora Borda, educadora física do projeto.
Ela lembra que para participar, basta chegar num horário e local em que o projeto está acontecendo. “O que oferecemos hoje é uma assessoria esportiva pública, com a mesma qualidade das pagas oferecidas na cidade, só que tudo gratuitamente”, lembra. Atualmente, o projeto é desenvolvido em 11 polos espalhados pela cidade. São 900 pessoas participantes de todas as idades.
“As pessoas que nos procuram geralmente são aquelas que já têm doenças crônicas, que buscam fazer uma caminhada ou exercícios orientados por profissionais depois que o médico manda. Por isso ressaltamos a importância de não deixar chegar a esse ponto, o exercício é para todos e pode não só amenizar problemas já existentes, mas prevenir futuros problemas de saúde, melhorar o condicionamento físico e a qualidade de vida”, explica Débora.
Para estimular a prática de exercícios desde a infância, o município ainda mantém escolinhas das mais diversas modalidades esportivas. Uma forma divertida de incentivar o esporte, formar atletas e, consequentemente, estimular o cuidado com o corpo e a mente. “Serve para colocar o corpo em movimento, evita despesas com saúde, tira o estresse, são vários benefícios. Além disso, tira muitas crianças das ruas e do caminho das drogas. O esporte hoje é essencial”, lembra Jânio Cesar da Silva Amaro, diretor de esporte da Funed (Fundação de Esporte de Dourados).
São mantidas pelo município, por exemplo, escolinhas de futebol e futsal em bairros como o Jardim Florida 2, Antenor Martins, Clímax, Terra Roxa, Santa Maria, Vila Cachoeirinha, Água Boa, e Cepers 1 e 2. No estádio Fredis Saldivar, o Douradão, ainda há escolinha só para goleiros. Ainda no estádio, funciona o Centro de Treinamento de Atletismo, que atende atletas e paratletas que praticam o esporte e competem. No Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Jorge Antônio Salomão, o Jorjão, ainda há outras modalidades, como o handebol, basquete, vôlei e natação. No caso dessas escolinhas, há limites de vagas e períodos de inscrição.