A Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), o Governo do Estado, a Prefeitura de Dourados e o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) realizam nesta sexta-feira, dia 25, das 7h30 às 13h, o “Dia D da Inclusão da Pessoa com Deficiência e reabilitados do INSS no mercado formal de trabalho”. A ação acontece na Casa do Trabalhador, na Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável), na Avenida Weimar Gonçalves Torres, 1680-B, no centro.
Serão reunidos num mesmo espaço empresas e trabalhadores candidatos a uma oportunidade de emprego. A finalidade é ofertar oportunidades de trabalho ao público com alguma deficiência ou o cidadão que tenha cumprido o Programa de Reabilitação Profissional pelo INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).
Durante o dia, além do recrutamento e seleção de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, serão disponibilizados serviços orientação sobre emissão de Carteira de Trabalho; orientação sobre benefícios previdenciários; orientação sobre cursos de qualificação profissional; orientação sobre emprego e Lei de cotas e mercado de trabalho para pessoas com deficiência e orientação sobre serviços municipais e estaduais com foco na inclusão das pessoas com deficiência ou reabilitadas.
Dados do Censo 2010, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), demonstram que a população do Brasil é composta por 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que corresponde a quase 24% do total da população brasileira. De acordo com os dados da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS 2012, 330 mil estão no mercado formal de trabalho, o que corresponde a 0,70% do total de vínculos empregatícios.
Desde a semana passada técnicos da Casa do Trabalhador e da Funtrab trabalham na mobilização de pessoas com deficiência e empresas que disponibilizarão as vagas para que a ação seja um sucesso. A Casa do Trabalhador funciona em Dourados com a parceria da Prefeitura.
A inclusão das pessoas com deficiência ela Lei de Cotas (Lei Federal nº 8.213/91) já é realizada, porém ainda se observa uma certa resistência, na maioria dos casos por desconhecimento do processo. A Lei obriga as empresas com mais de 100 funcionários a incluírem pessoas com deficiência (PcD) ou beneficiário reabilitado no seu quadro de efetivos.
O MTE atua para que essa contratação se dê da melhor maneira possível, incentivando e cobrando das empresas sua responsabilidade legal e social, de modo a proporcionar às pessoas com deficiência e aos beneficiários reabilitados o acesso a uma vaga no mercado de trabalho em igualdade de oportunidades.
A ação desta sexta-feira em Dourados é mais uma passo no sentido de proporcionar o encontro de empresas e pessoas com deficiência, beneficiando a todos. O telefone da Casa do Trabalhador em Dourados é 067 3421-9031 ou 3423-2725. O site da Funtrab é http://www.funtrab.ms.gov.br.