O governador André Puccinelli assina nesta segunda-feira a ordem de serviço para a construção do Hospital Regional em Dourados. Esse é um compromisso do governador que, inclusive recebeu em doação de um empresário da cidade, uma área para essa finalidade. A solenidade está marcada para as 14h no auditório da prefeitura, com a presença de diversas autoridades, incluindo o prefeito Murilo.
Para o município de Dourados esse novo hospital pode ser a solução para uma situação complicada enfrentada pela prefeitura local, que é o atendimento a 34 municípios da região na área hospitalar, com recursos bem menores que Campo Grande, também referência em termos de atendimento regional.
Mesmo assim a administração municipal assumiu o desafio de tocar o Hospital da Vida que por força de convênio era administrado pelo Hospital Evangélico. Foi um compromisso firmado para garantir que o atendimento de urgência e emergência não ficasse comprometido em Dourados e região. O novo sistema passa por adaptação, mas em pouco menos de três meses já apresenta mudanças.
Uma fundação foi criada para administrar diretamente o hospital, com um quadro de funcionários contratados mediante processo seletivo, o que tem permitido o funcionamento do hospital sem prejuízo para os usuários. Além disso, com recursos próprios, a prefeitura vem promovendo pequenas reformas, para garantir atendimento digno aos pacientes, já que a estrutura era caótica.
O município tem investido também na área de humanização, mantendo pessoas o tempo inteiro no hospital para auxiliar não só familiares de pacientes locais como também de fora da cidade. Elas procuram manter as famílias informadas a respeito de seus pacientes, buscam acomodações e, principalmente, tentam minimizar o sofrimento de familiares e pacientes, com palavras de carinho.
Além do Hospital da Vida a prefeitura se prepara também para colocar em funcionamento a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) que terá a função de pronto-socorro, mantendo leitos para internações a curto prazo. O prédio já está pronto, equipado, funcionários contratados, aguardando apenas recursos para manter a Unidade, que vai custar em torno de R$ 1 milhão.
A grande responsabilidade do município, que é a atenção básica, tem recebido atenção especial da administração do prefeito Murilo. São unidades totalmente reformadas e ampliadas, unidades novas e, diversos projetos em andamento, como o de interligação através da informatização, para garantir mais agilidade e melhor atendimento ao usuário.
Com investimentos bem acima do que a lei determina para a saúde, o prefeito Murilo tem trabalhado para dar o melhor atendimento possível há cada dia, mesmo sabendo que é um setor que não está em bem no pais inteiro. A busca é constante por recursos através de projetos planejados e, por conta disso, Dourados pode comemorar avanços. O Hospital Regional vem contribuir muito nesse processo.