A cidade de Dourados entrou na campanha mundial “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher” com a realização de várias atividades.
Iniciada dia 25 de novembro, a campanha estará sendo desenvolvida até o dia 10 de dezembro pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, da Prefeitura de Dourados, pelo Programa IST-AIDS e pela Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.
A coordenadora Sonia Maria Rodrigues Pimentel disse que a campanha foi aberta em 25 de novembro, data em que se comemora o Dia Internacional da Não violência contra as Mulheres.
Entre as atividades foi realizada uma blitze de conscientização na BR 163, no Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com orientação e conscientização sobre os direitos das mulheres.
Neste sábado, dia 30, a campanha prossegue com a realização de uma ação social na Praça Antônio João, das 8h ao meio-dia. Nesta ação, segundo Sonia Pimental, serão oferecidas orientações jurídicas e psicossociais, aferição de pressão arterial, testes rápidos de glicemia, de HIV, sífilis e hepatites e panfletagens. Também serão oferecidos serviços na área da beleza e estética.
Já no dia 6 de dezembro haverá panfletagem nos canteiros de obras, alusiva ao Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. O encerramento da campanha será no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.