O Ciat (Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador) de Dourados mantém o esforço para conseguir trabalhadores para a construção civil, indústria, manutenção e comércio. Na semana passada, uma empresa que presta serviços na construção de um grande condomínio em Dourados precisou buscar 23 eletricistas e encanadores em Três Lagoas para conseguir cumprir os prazos.
Mesmo assim, a empresa precisa de mais sete eletricistas e cinco encanadores e não consegue encontrar em Dourados. “Nesta sexta-feira, por exemplo, ainda não recebemos nenhum trabalhador procurando vagas”, disse Evanete Rocha, assistente de ações do trabalho, às 10h da manhã.
De acordo com Evanete Rocha, a empresa de construção civil que precisa de mais 12 trabalhadores se compromete até a dar o curso de ‘NR-10’ necessário para trabalhar nessa área, mas não encontra mão de obra em Dourados.
O ritmo de desenvolvimento econômico de Dourados decorrente dos projetos e programas implementados pelo prefeito Murilo é o grande responsável pelo ‘boom’ do emprego. O município abre em torno de quatro empresas por dia. Para suprir essa demanda Murilo criou o programa “Qualifica Dourados”, que capacita milhares de trabalhadores por ano. Mesmo assim, a demanda é tanta que falta trabalhadores.
Na construção civil, por exemplo, não há indícios de desaquecimento. No final do mês passado, um loteamento de 500 terrenos na região do Jardim Guaicurus foi vendido em dois dias. Nos próximos dias será aberto outro loteamento nessa mesma região com mais de mil lotes. Outro será aberto próximo à avenida Marcelino Pires, na saída para Campo Grande.
Há ainda os Alphaville, o Porto Madero, o Goldem Park e o Green Ville, residenciais fechados de alto padrão, e várias torres de mais de 10 pisos em início de construção. Tem ainda em torno de quatrro mil casas populares em regime de análise e aprovação para ser construídas nos próximos anos. Isso sem contar as reformas comerciais e novas construções no centro da cidade e nos bairros.
O comércio também sofre para contratar. São muitos vagas para vendedores internos e externos, mas com ensino médio. “Todos os dias temos entre 100 e 150 vagas de empregos para várias áreas e muito poucos interessados”, diz Evanete.
Para a consulta de vagas é possível utilizar também o site da Prefeitura. Basta acessar o endereço ‘www.dourados.ms.gov.br’ e clicar no link ‘Balcão de Empregos’. Há também a documentação necessária e o endereço do Ciat.