Com a finalidade de implantar a Vigilância Socioassistencial em Dourados estão sendo realizados seminários com professoras da PUC (Poncifícia Universidade Católica) especializadas no assunto, tendo como alvo os técnicos da Secretaria de Assistência Social, além de membros de entidades assistenciais, conselheiros municipais e municípios da região da Grande dourados.
O primeiro seminário sobre o assunto foi realizado nos dias 3 e 4 deste mês no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Água Boa, com a professora Dirce Koga. O segundo seminário está acontecendo nesta quinta e sexta-feira, também no Cras, e desta vez com a professora Carola Carbajal Arregui.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Ledi Ferla, a finalidade dos seminários é buscar conhecimento com estas professoras que acompanham a implantação da vigilância sócio assistencial em outros municípios brasileiros.
Em Mato Grosso do Sul, Dourados é uma das cidades pioneiras na implantação da vigilância que tem por finalidade levantar o diagnóstico dos territórios, como por exemplo, quais os territórios do município de Dourados que mais demandam a presença da política de assistência social.
“O objetivo analisar a qualidade dos serviços prestados, monitorar e avaliar a política de assistência social”, explica.
Ela explica ainda que a Vigilância Assistencial e uma função de assistência social juntamente com a defesa de direitos e a proteção social. Quando implantada será possível no município elaborar estudos e pesquisas da área, fazer o geoprocessamento das informações elaborar padrões de qualidade no atendimento assistencial. Ela lembra que o prefeito Murilo deu todo apoio para a área autorizando a criação da Diretoria de Gestão do Suas ( Sistema Único de Assistência Social).