O aeroporto de Dourados, denominado Francisco de Matos Pereira, aparece classificado como de potencial alto para o desenvolvimento da aviação regional, ficando na posição 35 na lista dos 100 melhores. O estudo inédito intitulado “Ranking dos Aeroportos Regionais: Potencial de Desenvolvimento” foi divulgado na semana passada, em São Paulo.
Dourados é o único aeroporto com potencial alto no Estado. Ficou com índice 31,73, em terceiro no Centro Oeste, perdendo apenas para Anápolis e Rondonópolis, e na posição 35 no país. O estudo elaborado pela empresa de consultoria Urban Systems apresenta uma relação dos 100 aeroportos regionais brasileiros com maior potencial econômico. Teve como base os complexos aeroportuários que fazem parte do “Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos”, do Governo Federal.
Os cinco primeiros colocados do estudo, com potencial muito alto, são os aeroportos de São José dos Campos (SP), com índice 71,87, Ribeirão Preto (SP), Joivinlle (SC), Campos de Goytacases (RJ) e Uberlândia (MG).
De Mato Grosso do Sul aparecem ainda no estudo os aeroportos de Três Lagoas (índice 27,03 e posição 49, Bonito (índice 26,33 e posição 52) e Corumbá (índice 25,02 e posição 58), porém todos com potencial médio.
O índice usado é o IQM (Índice de Qualidade Mercadológica), que leva em consideração aspectos como informações comerciais, urbanísticas, econômicas e infraestruturais dos impactos da atividade portuária na região estudada.
O objetivo do levantamento, segundo o presidente da Urban Systems, Thomaz Assumpção, é além de avaliar o potencial dos complexos, destacar o papel indutor dos aeroportos na economia regional. “50% das viagens realizadas nos aeroportos regionais são feitas por executivos. Uma região sem um ambiente positivo de negócios não tem uma aviação desenvolvida. Além disso é preciso discutir a mudança da matriz logística do País, fomentando o transporte aéreo de carga. Este também foi a proposta do estudo”, afirma Assumpção.
O aparecimento de Dourados com alto potencial para a aviação civil reflete o bom momento vivido pela cidade, sob a gestão do prefeito Murilo. “Desde quando assumimos a Prefeitura criamos ambientes para o desenvolvimento e isso reflete de maneira geral nos índices”, afirma Murilo.
Dourados é um pólo regional muito forte de negócios voltado sobretudo para o agronegócio, com destaque para a produção de etanol, açúcar e energia elétrica. Tem um comércio muito forte e é prestadora de serviços para uma região de 38 municípios. Sua localização estratégica a torna o maior pólo de negócios de Mato Grosso do Sul.