O tema da programação Nacional do Trânsito deste ano é direcionado a proteção ao pedestre: “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”. O tema foi definido pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Prevista na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997 do Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito, é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, quanto ao compromisso da ‘valorização da vida’.
O tema deste ano faz uma alusão à necessidade de um amplo debate sobre a legislação que contemplam questões essenciais para a mobilidade urbana sustentável, segura e acessível, priorizando a circulação dos pedestres em face da estrutura viária historicamente voltada à circulação de veículos automotores.
A Semana deve ter uma abrangência nacional e mostrar a mudança de postura de toda a sociedade no esforço para a redução de acidentes.
Em Dourados a programação é coordenada pela Agetran (Agência Municipal de Trânsito) com apoio de vários parceiros.
Programação – Na quinta-feira, 18 de setembro, a abertura será no anfiteatro do Sindicato dos Comerciários, às19h30, localizado na Rua Presidente Vargas, 1288, no centro de Dourados.
Na sexta-feira (dia19) acontecerá uma blitz abordando motoristas a respeito de cinto de segurança e celular, além de adesivagem, às 9h, na Avenida Marcelino Pires em frente ao Terminal Rodoviário Renato Lemes Soares.
No sábado (dia 20) haverá atividades com pedestres, às 9h, na Rua Presidente Vargas, com Rua Ponta Porã, com o lema: Pedestre use a faixa e motorista respeite o pedestre na faixa.
No domingo (dia 21) acontecem palestras nas igrejas evangélicas e católicas.
Segunda (dia 22) acontece palestras nas escolas.
Terça-feira (dia23) estão programadas palestras nas empresas.
Na quarta-feira (dia 24) às 15h acontece blitz no posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal) com abordagem de caminhões.
A campanha encerra (dia 25) com uma blitz educativa, às 9h, direcionada aos pedestres em frente à Praça Antônio João. O objetivo é incentivar o uso da faixa de pedestres.