Mostrando que talento não tem idade ou classe social, o projeto Nace/Cultura idealizado pelo prefeito Murilo, leva à praça Antônio João o sonho realizado de muitos jovens que através do programa tem aulas de artes visuais, música, dança e teatro nas melhores academias da cidade. As apresentações dão um encanto especial ao evento de Natal Dourados Brilha.
“Não tem palavras que expliquem o sentimento de ver minha filha se apresentar. Estou muito orgulhosa dela, pelos avanços que vem conquistando no balé e por ela fazer o que ela gosta”, afirma Jailma de Melo, 40 anos, acadêmica de pedagogia. A filha dela, Beatriz de Albuquerque Melo, 10 anos, faz aulas através do Nace na academia Anna Pavlowa.
Assim como Beatriz, todos os alunos de projetos do Nace realizam as atividades no contra turno escolar. São estudantes da rede municipal de ensino da pré-escola até o 9º ano de ensino médio e que tem mais de cinco anos de idade. Estar matriculado no ensino regular é pré-requisito para garantir a vaga.
Criado há três anos, o projeto já atendeu 3.540 crianças. São jovens que muitas vezes não poderiam por falta de condições financeiras, mas através do Nace tem acesso a renomadas academias de dança, música, teatro e artes visuais de Dourados, especializadas no que fazem e consideradas as melhores por sua história de sucesso nas modalidades que oferecem.
“O Nace é um programa importante, forte, bem estruturado e que oferece às crianças carentes a oportunidade de socializar, interagir e nada melhor que isso seja feito através da dança”, lembra Viviane Magrini, diretora e coreógrafa da academia Anna Pavlowa. Ela ressalta que as apresentações em palco aberto são diferentes das feitas em teatro, com o público mais próximo o desafio das bailarinas é maior. “O balé é uma modalidade de emociona e encanta”, lembra.
“As crianças ficam encantadas, minha filha viu as bailarinas e agora quer também fazer balé. O Dourados Brilha é uma oportunidade que a gente tem de ver belas apresentações, que sempre a gente sabe que tem em Dourados”, releva Sandra Regina dos Santos, 29, operadora de caixa que foi à praça ver a apresentação de Judô do sobrinho e aproveitou o espetáculo de dança protagonizado pelo Nace.
Programação – O Nace terá apresentações em diversos dias no Dourados Brilha. Nesta quinta-feira, dia 4, haverá suíte de “Bela Adormecida” com alunas do projeto em parceria com ao Studio Blanche Torres. “O Quebra Nozes” em parceria com a academia Maria Ester será no teatro municipal dia 10, e na praça Antônio João, dia 12. As alunas da academia Anna Pavlowa se apresentaram na terça-feira, dia 2.