Dourados aplicou todas as encaminhadas pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) na última semana. Ao todo, foram 3.970 de AstraZeneca e 624 Pfizer, que totalizam 4.594 doses dos imunizantes. Nesta segunda-feira (7), todas as doses da vacina Pfizer foram aplicadas e a SEMS (Secretaria Municipal de Saúde) aguarda o encaminhamento de um novo lote.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Imunização, Maura Oviedo Barroso, a entrega do último lote da vacina da Pfizer foi sexta-feira (4) e ontem todas foram distribuídas para as UBS (Unidade Básica de Saúde) e aplicadas.
“As doses da AstraZeneca chegaram antes e foram aplicadas em sistema de mutirão nos drives thru, já as da Pfizer foram entregues na sexta-feira, em que ontem distribuímos e aplicamos todas as disponíveis, devido ao período de armazenamento mais curto”, destaca.
Novas doses estão previstas para chegar nos próximos dias, pois o Estado recebeu um novo lote. No entanto, ainda não se sabe qual o quantitativo será encaminhado para Dourados. “Nós temos trabalhado para aplicar as doses seguindo o PNI (Programa Nacional de Imunização) seguindo o plano elaborado pela SEMS”, aponta.
Um novo lote da vacina da Pfizer, desta vez com 30.420 doses, chegou a Mato Grosso do Sul ontem (7). As doses foram armazenadas na Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica até serem encaminhadas aos municípios.
Segundo o E-Vacine MS, Dourados recebeu um total de 122.929 doses, sendo que 111.149 já foram aplicadas, em que mais de 78,1 mil pessoas tomaram a Dose 1 e 32,9 mil receberam a Dose 2, estando com a imunização contra o vírus completa.
Entretanto, o dado ainda não reflete com totalidade o trabalho realizado em Dourados. O número de doses aplicadas é maior porque ainda faltam dados das aldeias. O DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) firmou uma parceria com a Unigran para regularizar o lançamento de dados no sistema de monitoramento de aplicação das vacinas do Governo do Estado.