Os distritos também recebem as Ações Compartilhadas promovidas pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Dourados para levar prevenção contra doenças às mais diversas regiões da cidade. O distrito de Vila Vargas, recebe as equipes nesta quarta-feira (17). O calendário deste mês de setembro ainda inclui ações no distrito de Vila Formosa (dia 24). Em agosto, será a vez da Macaúba.
No mês de agosto, as ações passaram também por outros distritos, sendo estes a Vila São Pedro, Panambi e Itahum. Somente nestas três localidades, os serviços chegaram a 401 atendimentos, entre pessoas orientadas, exames feitos, vacinas aplicadas, entre outros.
Nestas ações, os órgãos da Atenção Básica e Vigilância em Saúde se unem para realizar em regime de mutirão, uma série de atividades preventivas. As atividades são realizadas todas as quartas-feiras.
Entre estas, estão as orientações levadas pelo Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) que visita o comércio dos bairros para conscientização sobre os agravos do trabalho. Ainda há verificações pela Vigilância Sanitária.
São aplicadas ainda doses de vacina, para atualização do calendário das famílias. Programas como o de Tuberculose e Hanseníase, e DST/Aids ainda alertam sobre a prevenção contra as doenças, principais sintomas e onde procurar exames de diagnóstico e tratamento pela rede pública.
Equipes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) fazem ainda ações educativas. São encontrados e eliminados focos do mosquito transmissor da dengue, e orientações sobre outras doenças como a Leishmaniose.
As atividades atendem a uma determinação do prefeito Murilo que trabalha na área da saúde com importante foco na prevenção contra doenças. A intenção é que a população não fique doente. A estratégia além de aumentar a qualidade de vida das pessoas, ainda contribui para desafogar os serviços de saúde.