Nesta quarta-feira, 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água, data estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento no ano de 1992, a ECO-92, realizada na cidade do Rio de Janeiro. Em Dourados, a data faz parte do calendário oficial de atividades do Imam (Instituto de Meio Ambiente de Dourados), que realiza atividades com o objetivo de promover a reflexão de como esse bem natural é imprescindível para a manutenção da vida humana e dos demais seres vivos.
Para reforçar a importância da água, o Imam organiza, com apoio da Semed (Secretaria Municipal de Educação), Comdam (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e o projeto Nascente Viva, uma série de atividades tendo como foco o uso racional, conservação dos ambientes aquáticos e preservação de nascentes, córregos e mananciais.
A primeira atividade, nesta quarta, é o plantio de árvores ao longo do córrego Jaguapiru, na Reserva Indígena de Dourados. A partir das 8h, estudantes da rede municipal e estadual dos ensinos fundamental e médio vão plantar 50 mudas de árvores nativas e frutíferas.
Nesta quinta-feira (23), às 8h e 13h30, estudantes do ensino fundamental da escola Municipal Indígena Tengatui Marangatu, na Aldeia Jaguapiru, participam de palestra ministrada pelo Prof. Ms. Cajetano Vera com o tema “Por que o Dia Mundial da Água? O que fazer?”.
A mesma palestra será repetida na sexta-feira (24), às 9h e 15h, para estudantes da rede estadual do ensino médio na Escola Intercultural Indígena Guateka Marçal de Souza, na Aldeia Jaguapiru.