A equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da Prefeitura de Dourados visitou 2.282 imóveis no Dia “D” de combate à Dengue e Febre Chikungunya realizado no sábado, dia 20, na área central. O balanço divulgado pelo órgão ainda aponta 52 focos encontrados e eliminados pelos agentes.
Em todos os locais encontrados com focos, os proprietários recebem notificação. Caso não se adequem, os proprietários podem, inclusive, serem multados. A intenção é garantir que aqueles que fazem sua parte não fiquem refém dos que não mentem uma rotina de limpeza.
Os agentes de endemias realizaram visitas domiciliares, incluindo casas fechadas que estão sob a responsabilidade de imobiliárias. A população ainda foi orientada sobre o índice da região em atividade na Praça Antônio João, com o objetivo de estimular a comunidade a combater e prevenir a dengue e Chikungunya com ações simples e diárias.
“Ressaltamos que existem vários municípios de nosso país, inclusive no Mato Grosso do Sul, que estão enfrentando epidemia de Dengue. Graças ao bom trabalho desenvolvido pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses, Dourados está conseguindo manter baixo o número de casos desta doença”, ressalta Fernando Bastos, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde.
Foram notificados este ano 44 casos de Dengue, sendo apenas seis considerados positivos. Destes, dois foram de pessoas infectadas em São Paulo, mas que fizeram o diagnóstico em Dourados, os demais foram picados na cidade mesmo. Já com relação à Febre Chikungunya não houve qualquer caso notificado este ano até o momento.
A quantidade é considerada baixa para este época do ano. No entanto, não há motivo para descuidar. Os números só vão permanecer baixos se a população fizer sua parte juntamente com a prefeitura, trabalhando para evitar a proliferação do mosquito transmissor das doenças, Aedes aegypti.