O dia “D” de combate à Dengue e Febre Chikungunya será realizado pela Prefeitura de Dourados nesta sexta-feira, dia 20. As ações serão concentradas na área central da cidade, com os esforços de toda a equipe que trabalha no combate às doenças com foco na fiscalização e conscientização.
Serão empregadas na ação equipes de controle de vetores, que vistoriam casas sob a responsabilidade de imobiliárias, educação em saúde, fiscalização e supervisores do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Serão realizadas visitas em casas e estabelecimentos comerciais abertos e fechados (para aluguel ou venda) para verificação e eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor das doenças, Aedes aegypti.
Também será realizado um trabalho de educação em saúde na praça Antônio João, orientando a população sobre o índice de infestação do mosquito na região e estimular a estratégia de combate à doença. “Ações simples e diárias podem combater o mosquito”, lembra Rosana Alexandre da Silva, coordenadora do CCZ. As atividades serão das 7h às 17h.
A coordenadora do CCZ alerta que neste período de chuvas constantes e altas temperaturas, o alerta contra a Dengue e Febre Chikungunya deve ser redobrado. Essas condições. Essas condições favorecem a proliferação do mosquito transmissor das doenças. “As pessoas devem ficar ainda mais atentas a qualquer objeto que pode acumular água parada”, pontua Rosana.
As ações desenvolvidas pela prefeitura no Dia “D” complementam um trabalho de combate à doença que já está intensificado na cidade. Os trabalhados de fiscalização e orientação acontecem tanto na área urbana quanto na rural.
Na semana passada, por exemplo, agentes estiveram no distrito de Itahum. Foram visitados 768 imóveis, sendo que foram encontrados e eliminados 46 focos de proliferação do Aedes aegyti.