O Desfile da Independência do Brasil em Dourados foi um sucesso de público, segundo a GMD (Guarda Municipal de Dourados) mais de 20 mil pessoas prestigiaram o evento, que contou com recorde de participantes nesta quinta-feira, dia 7 de setembro. Realizado pela Prefeitura de Dourados, por meio da Semed (Secretaria Municipal de Educação), a cidade teve o maior desfile cívico-militar de sua história com a participação dos alunos da Rede Municipal de Ensino e as forças militares e de segurança. Foram 106 instituições com 8.120 participantes e 300 carros. Totalizando um público de 28 mil pessoas.
A programação teve início às 7h30 com o Hino Nacional, Hasteamento das Bandeiras e Revista da Tropa, na Praça Antônio João, seguido pelo desfile cívico-militar, às 8h. A concentração dos participantes aconteceu nas ruas paralelas à avenida Marcelino Pires. Já o trajeto do desfile foi a Marcelino com início na rua Pedro Celestino até a rua Dr. Camilo Ermelindo da Silva, onde aconteceu a dispersão.
A abertura do Desfile ficou com os integrantes do Exército Brasileiro, que foram os primeiros a passar, seguidos das forças de segurança pública do Estado, como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, seguidos pelos motociclistas da GMD e as ambulâncias do SAMU, todos muito aplaudidos. Depois vieram as Escolas Municipais, CEIM’s, entidades civis até a conclusão com o Grito dos Excluídos, que tradicionalmente fecha o desfile, que foi encerrado por volta das 11h.
“Mais uma vez o desfile foi um sucesso e ficamos muito felizes com o resultado”, disse o Prefeito Alan Guedes.
“Foi lindo o desfile e as crianças da Reme mais uma vez abrilhantaram o nosso evento, fiquei emocionada. Quero agradecer muito a população de Dourados que veio para a Marcelino Pires prestigiar, foi tudo organizado para vocês”, disse a secretária de Educação, Ana Paula Benitez Fernandes.
Infraestrutura
A Prefeitura preparou a avenida Marcelino Pires com uma infraestrutura para receber todos que desejavam prestigiar o desfile com tranquilidade. Foram colocados banheiros químicos à disposição do público em algumas ruas transversais e na Praça Antônio João. Também na praça estava um ponto com equipes de profissionais do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
A conselheira tutelar Maria de Fátima Medeiros, mãe do pequeno Miguel, de 8 anos, que é PCD (Pessoa com Deficiência) aluno da Escola Municipal Bernardina Corrêa de Almeida, ressaltou a alegria do filho de participar mais um ano do Desfile do 7 de Setembro. “Meu filho adora, ele desfila desde quando estudava no CEIM e agora que está na escola continua vindo. Ele fica muito alegre vendo todo o movimento. Nem na cadeira ele quer ficar”, ressaltou a mãe com o menino no colo.