Após passar uma tarde em contato com moradores e lideranças que representam o distrito de Macaúba, a prefeita Délia Razuk deixou o local, na quarta-feira, com uma certeza: “Até o final do meu mandato, isso aqui vai estar um brinco”. A prefeita foi ver de perto o início das atividades do Mais Educação, programa educacional que chegou à escola ‘Coronel Firmino Vieira de Matos’ do distrito, integrando ainda alunos das fazendas da região, do Guanandi e do Guassu.
O diretor da escola da localidade, professor Mário dos Santos Almeida, há 27 anos trabalhando no estabelecimento, disse que “nossa última esperança é a dona Délia”, depois de mostrar a situação de abandono dos imóveis de propriedade do Município na sede do distrito, e que deveriam estar à disposição da população. As áreas do Centro Esportivo, o local onde funcionou o Cras no distrito, o prédio do Peti, as quadras de esportes e o campo de futebol estão todos entregues à depredação.
Na chegada ao distrito, depois do encontro com o diretor da escola e a coordenadora do Mais Educação no local, professora Débora Cavalcante, já supervisionou o trabalho realizado pelas equipes da Semsur (Secretaria municipal de Serviços Urbanos), de poda de árvores, retirada de entulhos e limpeza nas áreas públicas. Nos fundos do campo de futebol, que será todo revitalizado pela Prefeitura, o diretor Mário Almeida anunciou a implantação de um projeto piloto de horta na escola.
“Estamos criando o espaço e iniciando, com os alunos, o projeto de horticultura, onde as próprias crianças vão produzir alface, couve, rabanete, cenoura, berinjela, tomate, e ajudar a melhorar o cardápio da alimentação escolar para depois, mais pra frente, quem sabe, fomentar a diversificação de alimentos da própria comunidade do distrito”, disse o diretor. A prefeita elogiou a iniciativa e já determinou que a Secretaria de Agricultura Familiar participe do programa comunitário.
Acompanhada da arquiteta Ana Rose Vieira, da secretaria municipal de Planejamento, Délia Razuk determinou estudos técnicos para recuperar o campo de futebol, reformar os vestiários, implantar pista de caminhada no complexo esportivo e ainda restaurar o salão do centro comunitário, onde será instalada uma capela mortuária para atender a comunidade e espaço para integração dos moradores. Na quadra abandonada de esportes, o presidente da Associação de Moradores do distrito, Leôncio de Souza Gomes, pediu que fosse feito um campo de areia, providência anotada pela equipe que visitou Macaúba.