A prefeita Délia Razuk recebeu na manhã desta quinta-feira (19) na sala de reuniões do gabinete na Prefeitura de Dourados a empresária Cristiane Iguma, os empresários Odilon Azambuja e Marco Antônio Ortiz, as representantes da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), Elizabeth Salomão e Ely Oliveira, e Raphael Luiz Haikel Junior, do setor de prevenção do Hospital de Amor de Barretos, para, junto do secretário de Saúde, Renato Vidigal, encaminhar parceria importante para a instalação em Dourados de uma sede provisória da Unidade Avançada de Prevenção e Diagnóstico do Câncer ‘Hospital de Amor’.
A solicitação, segundo o médico Raphael Luiz, é por um local que tenha pelo menos seis salas, um bom espaço para recepção e que possa receber intervenções como alguns revestimentos em paredes, por conta de equipamentos específicos. “Importante ressaltar que a implantação deste centro não vem para ser outra porta, mas sim para somar com toda a rede de combate ao câncer”, disse.
Convidada a participar das ações que visam a implantação do Centro de Diagnóstico em Dourados, a prefeita sugeriu alguns locais que podem abrigar a estrutura em caráter provisório e deixou a Comissão do Hospital do Câncer muito otimista. “Temos alguns locais para propor esta instalação. Mas precisamos averiguar os trâmites legais”, disse a prefeita, que citou, por exemplo, o Centro Social Urbano (CSU), no Jardim Água Boa, como local propício ao empreendimento.
Ainda na manhã de ontem, a comissão visitou o CSU e a impressão sobre o local foi muito boa. “O espaço atende as necessidades da Unidade, só precisa de uma pequena reforma. Além disso, a localização é muito boa”, disse Elizabeth Salomão.
A reunião acontece depois das tratativas ocorridas recentemente, em que foram estipulados prazos para a construção do Centro de Diagnóstico com perspectiva de início de obras ainda no primeiro semestre de 2018, fruto de participação de toda a sociedade. Até lá, no entanto, a unidade funcionaria em caráter provisório, em prédio cedido pela Prefeitura de Dourados.
Foi neste ponto que a reunião foi importante, consolidando a contribuição significativa da Administração. Segundo a presidente da Aced, Elizabeth Salomão, a comissão se sentiu acolhida mais uma vez pelo poder municipal. “A prefeita Délia e o secretário Renato Vidigal deram uma abertura a um processo que segue sendo de parceria. Foi um show”, disse. A prefeita Délia ressaltou apenas que os trabalhos em conjunto entre todos os segmentos da sociedade trazem muito mais resultados. “Todos estão contribuindo com a sociedade e ainda temos a possibilidade de colocar espaços ociosos em plena atividade”, disse a prefeita.
A empresária Cristiane Iguma também agradeceu a receptividade da prefeita Délia e o encaminhamento. O secretário de Saúde, Renato Vidigal, ressaltou que a definição sobre qual local receberá a unidade provisória ainda não existe. Visitas a outros dois locais serão feitas. O tempo de permanência da unidade provisória é de no máximo dois anos, segundo a Comissão.