Teve início nesta quinta-feira e segue até a sexta-feira (21), o Encontro do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor em Dourados. Representantes de 20 instituições de Defesa do Consumidor de MS participam da ação estruturada pelo Procon de Dourados e Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS).
A prefeita Délia Razuk participou da abertura da atividade, no auditório do Gales Park Hotel, e destacou que o Procon de Dourados tem sido referência em Mato Grosso do Sul. Ela destacou a importância de ações como o Encontro no processo de reciclagem dos profissionais e conhecimentos que impactam também em encaminhamentos da gestão.
“Em Dourados, contamos com uma equipe de fiscalização, orientação e encaminhamento das demandas da comunidade, formada por pessoal preparado. O nosso Procon tem sido referência, inclusive, para outras cidades que aqui vêm buscar informações sobre os mecanismos de atuação desse grupo de valorosos servidores. Destaco que nessa ação, serão debatidos encaminhamentos nas relações com o comércio para que nós mesmos, enquanto poder público, possamos agir com a firmeza e a presteza necessárias ao bom desempenho dessa missão” , destacou.
O diretor do Procon de Dourados, Mário Cerveira, destacou que o Encontro celebra os 28 anos de existência do Código de Defesa do Consumidor e que possibilita que os profissionais fiquem mais unidos e ainda mais “alinhados e fortalecidos” no trabalho de proteção de direitos junto a população. Ele destacou os encaminhamentos da gestão municipal neste trabalho.
“Estamos muito felizes por organizar esse encontro, contar com a ampla participação, por entender que é um momento de encontrarmos caminhos para as problemáticas nas relações empresas e consumidores que existem nas diferentes regiões do Estado. A prefeita Délia Razuk sempre direciona para que o Procon atue com fiscalização e também com orientação e apoiou grandemente este evento, essa sensibilidade da gestão é um grande diferencial”, pontuou.
Mariza Fátima Gonçalves, defensora pública do Consumidor em Dourados, abriu as palestras com o tema “Crédito Fácil e Superendividamento”. Ainda nesta quinta, serão abordado o tema “Avanços e retrocessos no direito do consumidor, sob a ótica da advocacia”, seguido de debate entre os profissionais.
Para Niokollas Pellat, superintendente do Procon MS, o momento é de fortalecimento das instituições no Estado. Ele ressaltou sobre a participação de representantes de empresas privadas no evento como um diferencial.
“Muito válida essa troca de experiência, de formação. Vamos debater soluções com as empresas que estão participando; nós cobramos dessas empresas e estamos aqui para identificar junto a essas, instruir e tentar sanar as demandas. Com ações assim temos novas diretrizes de trabalho e muita coisa boa sairá desse encontro”, disse ele.
O Encontro prossegue nesta sexta-feira. Às 8h haverá palestra com Roberto Grossman (Fundação Procon) sobre “Fiscalização- Aspectos Relevantes”.