A prefeita Délia Razuk recebeu em seu gabinete , quatro coordenadoras de Ceim (Centro de Educação Infantil Municipal), que a procuram para fazer uma homenagem. Durante o encontro as funcionárias entregara um arranjo de flores à prefeita e conversaram sobre diversos assuntos, entre os quais o processo de transição pelo qual passa a educação infantil, não só na nomenclatura como, principalmente, na maneira de educar.
A grande importância nesse novo formato, como ressaltou a prefeita na conversa está abertura para maior participação da comunidade no ambiente escolar. Os pais são convidados a conhecer de perto o trabalho que é realizado com seus filhos, a maneira como esses centros de educação são administrados e a estrutura que é disponibilizada às crianças para a execução das ações.
Esse novo formato que, aos poucos está sendo levado pra a comunidade, tem como objetivo principal, tirar o conceito de creche que ainda está na mente de muitas pessoas e mostrar que o Ceim não é apenas um local para recreação. “Ali é um centro onde a criança tem as primeiras noções de educação, de forma diferenciada, utilizando o lúdico na construção do conhecimento”, ressaltou uma das coordenadoras.
Délia reforçou que o Centro de Educação Infantil não está mais praticando o assistencialismo, mas promovendo a educação. O formato de creche prestava um atendimento que priorizava apenas cuidados como de alimentação, guarda, higiene e sono. “Essa ideia não existe mais, pois é preciso educar e não apenas cuidar”, destacou a prefeita, reiterando o que havia sido colocado por uma coordenadora que “não é mais tia da creche, mas sim, professora”.
Participaram da reunião, além da prefeita e das secretárias municipais, Patricia Henriette Forni Donzelli Bulcão (Governo) e Elaine Terezinha Boschetti Trota (Administração), as coordenadoras Débora Diniz (Ceim Guilherme Silveira Gomes), Rosimeire Brito (Ceim Celso de Almeida), Gisele Colete (Ceim Décio Rosa Bastos) e Márcia Ajala (Ceim São Francisco).