Em encontro promovido no gabinete da prefeita, e que durou toda a manhã desta quarta-feira (8) em Dourados, o secretário estadual de Infraestrutura Ednei Marcelo Miglioli, recebeu da prefeita Délia Razuk uma listagem com as principais demandas de interesse do Município. “São solicitações que já discuti, pessoalmente, com o governador Reinaldo Azambuja, e que agora estamos repassando ao secretário, representante do Governo, para atender a nossa população”, explicou a prefeita.
Délia Razuk pediu urgência no atendimento do compromisso firmado com o governador para a reestruturação e recapeamento das avenidas Marcelino Pires, Weimar Gonçalves Torres, Joaquim Teixeira Alves e Hayel Bon Faker e ainda pediu a duplicação e reestruturação da rua Coronel Ponciano, além das ruas José Roberto Teixeira, no trecho que corta o Jardim Flórida 1, da Mozart Calheiros (antiga W-5) e Monte Alegre e da abertura de um corredor partindo da avenida Wilson Gabiatti, com transposição do córrego Paragem, chegando até à BR 163.
Antes de entregar a lista com as principais reivindicações de Dourados, o diretor-presidente do Imam (Instituto municipal do Meio Ambiente), arquiteto Fábio Luís, apresentou prospecto da criação do Parque Natural do Paragem, a primeira unidade de conservação ambiental do Município, a partir do aproveitamento de criado em 2007 e que se constitui, atualmente, no Horto Florestal da cidade, com uma área de 181 mil hectares. De acordo com Fábio Luís, a proposta visa implantar um amplo programa de conscientização ambiental, dotando o local de auditório, laboratórios e de trilhas.
O secretário estadual de Infraestrutura cumprimentou a prefeita Délia Razuk e a equipe da Prefeitura pela preocupação em elaborar projetos técnicos para a captação de recursos a novos investimentos. “Como técnico, sempre defendi que tudo começa com um bom planejamento, e é isso o que vejo aqui”, afirmou. De acordo com o secretário Miglioli, o governador Reinaldo Azambuja já autorizou a contratação de R$ 37 milhões para as obras de recapeamento das principais avenidas de Dourados.
Durante a audiência com a prefeita Délia, acompanhado do presidente da Sanesul, Luiz Rocha, o representante do governador também autorizou entendimentos da empresa de saneamento [a Sanesul é subordinada à estrutura da Secretaria estadual de Infraestrutura] com o Imam para a participação na implantação do Parque do Paragem. Sobre as demandas apresentadas pelo Município, incluindo ainda a readequação e preservação do espaço da Usina Velha e do Parque Arnulpho Fioravanti, além da instalação de três pórticos no acesso à cidade e do término das obras da Escola Técnica Dioclécio Artuzi (no Jardim Guaicurus), que o governador se comprometeu a entregar ainda este ano, o secretário encomendou estudos mais aprofundados, com estimativas de custos, para projetar o atendimento dessas solicitações.