A Defesa Civil de Dourados vai ministrar, no próximo dia 9 de agosto, o curso “Geoprocessamento Aplicado a Defesa Civil”, nos períodos matutino, vespertino e noturno, no auditório da Universidade Federal da Grande Dourados, unidade II. A programação será extensa, voltada para profissionais do meio. No período noturno haverá programação aberta ao público.
Já está confirmada a participação de equipes da Defesa Civil de 15 municípios de Mato Grosso do Sul, entre estes Naviraí, Rio Verde, Campo Grande, Iguatemi e Maracaju.
O coordenador da Defesa Civil, Ademir Martins, aponta que Dourados tem se destacado no que diz respeito a levantamento de áreas de risco, o que agrega ao direcionamento de estratégias de prevenção de desastres e incidentes. Diante disto, a capacitação com o tema Geoprocessamento foi estruturada para agregar em conhecimento a outros municípios.
No dia 09, a programação terá início às 6h, com credenciamento, na UFGD. No período matutino acontecerá a palestra “Aquisição de dados climatológicos”, com Charlei Aparecido da Silva. Posteriormente serão debatidos os temas Cartográfica Básica, Cartográfica Temática e Geoprocessamento básico.
Durante a tarde, acontecerá a palestra “Desastres socioambientais e Saúde Coletiva”, com Adeir Archanjo da Mota. Na sequência, acontecerão ações práticas no laboratório de geoprocessamento da universidade, com assuntos como plugins essenciais, obtenção de dados espaciais/bases cartográficas e noções iniciais de GPS, mapeamentos, espacializando dados coletados, noções de interpolação, pluviômetros analógicos, entre outros.
Para o período noturno, está programada a palestra “Risco, vulnerabilidade socioespacial e problemas ambientais urbanos: os climas urbanos”, com Camila Riboli Rampazzo.
Mais informações sobre a programação ou outros detalhes podem ser obtidas por meio de contato com a Defesa Civil, via telefone: 3421-0472.